Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Consórcios municipais pela educação...

Consórcios municipais pela educação e fortalecimento do diálogo pautam evento do FNDE em Florianópolis

 Fotos: Mauricio Vieira/ Secom

A possibilidade de construir consórcios municipais para a educação em Santa Catarina é uma das novidades que serão tratadas no evento “Mais Brasil – FNDE em Ação Pela Educação”, realizado em Florianópolis nestas terça e quarta-feira, dias 4 e 5. O encontro, de iniciativa do Governo Federal, reúne especialistas, gestores municipais e da Secretaria de Estado da Educação na Capital catarinense para uma troca de experiências a fim de qualificar a gestão da área.

:: VEJA GALERIA DE FOTOS

“Estamos muito felizes por receber o evento em Santa Catarina. É importante sanar as dúvidas, porque, às vezes, perdemos recursos e tempo no andamento dos processos por causa de detalhes. Hoje, os nossos educadores vão ter a oportunidade de sair daqui com uma expertise ainda maior”, destacou a vice-governadora Daniela Reinehr, presente na abertura do encontro. 

Ela incentivou o avanço nas discussões sobre a elaboração de consórcios municipais. “É uma experiência que já dá muito certo em Santa Catarina para outras áreas e que também pode ser bem-sucedida na educação”, afirmou. O tema já havia sido levado pelos gestores catarinenses à equipe do FNDE, que deu o sinal verde para avançar no tema. O Estado e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) já incentivaram a criação de consórcios entre as prefeituras para atuar na manutenção das rodovias catarinenses, experiência que pode servir de inspiração para o trabalho na educação.

Na avaliação do secretário da Educação, Natalino Uggioni, o evento vai fortalecer o relacionamento do Estado e dos municípios com o FNDE, gerando ganhos para o ensino público em Santa Catarina. Ele foi um dos palestrantes com o tema “Gestão e Inovação na Educação”.

“É uma excelente oportunidade para que todos os programas e projetos que tenham recursos já destinados aos municípios sejam efetivamente aplicados na educação e também para que os gestores conheçam novas oportunidades. Na prática, esperamos que os recursos sejam revertidos em educação de mais qualidade”, declarou Uggioni.

Mais diálogo com estados e municípios

A determinação do Governo Federal, de acordo com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, é que o Brasil seja “mais dialogador” com os Estados e municípios, para que os gestores saibam com clareza o que é, para que serve e como funciona o fundo. “O Brasil tem exemplos de excelência distribuídos pelos municípios. Nós estamos identificando todos eles para aplicar em termos de conceito nacional”, explicou Dacotelli.

Assim como Daniela, Uggioni e Dacotelli, acompanharam a abertura do evento o Secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, a secretária adjunta da Educação, Carla Bohn, o presidente da Fecam, Joares Ponticelli, e a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), Patrícia Lueders.

Durante o evento, ocorrerão palestras com especialistas sobre todos os temas relacionados ao FNDE e ao dia a dia dos gestores em educação. Técnicos do Fundo estarão à disposição para atendimento aos municípios. Os programas gerenciados pelo FNDE, como o monitoramento e execução de obras, prestação de contas, transporte escolar, alimentação escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Plano de Ações Articuladas também estão no programa do encontro.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058 
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support