Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública e Senasp discutem diretrizes para 2024
Fotos: Jamile Ferraris / MJSP
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) participou na quinta-feira, 7, em Brasília, da última reunião do ano do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
“Foram debatidos assuntos como o planejamento para 2024, compartilhamento de projetos bem sucedidos no âmbito de cada Estado e a evolução dos grandes temas, a exemplo do enfrentamento da violência contra a mulher e o endurecimento da legislação penal”, ressaltou o secretário de Segurança Pública de SC, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, que participou da reunião.
Integração
Para o secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, a integração foi a grande mudança de diretriz na área, sendo o enfrentamento às facções criminosas o grande desafio da segurança pública.
Para o presidente do Consesp, Sandro Caron, que também é secretário Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, os encontros são importantes para debater os temas comuns e mais urgentes a todas as unidades federativas, assim como promover a articulação institucional entre estados, União e municípios nas políticas públicas de segurança.
“São momentos em que nós paramos para discutir os rumos da segurança pública no Brasil. A Senasp ouviu todos os estados, as suas sugestões e críticas. Isso vem trazendo as repercussões que já se apresentaram ao longo de 2023. Também podemos destacar as FICCOs (Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado) e os GISEs (Grupos de Investigações Sensíveis). Temos a expectativa de ver mais avanços na segurança pública do Brasil em 2024”, frisou Sandro Caron.
(Com informações do MJSP)