Conselho Estadual de Trabalho tem nova presidente
O Conselho Estadual de Trabalho e Emprego (CETE/SC) tem uma nova representante com a posse da diretora de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Ivone Perassa, para a presidência. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira, 9, às 10h, no auditório da SST.
Foto: Vitor Shinomura / SST
>>> Imagem para download na galeria
Segundo a nova presidente, Ivone Perassa, o principal foco do CETE será de sensibilizar a sociedade para que a solução da desigualdade social chegue na base, na população mais empobrecida. “O que existe tanto na secretária (Angela Albino) quanto em mim é uma disposição de fazer que as coisas de fato aconteçam e que saiam da burocracia, das disputas políticas e de autoridade para que consigam chegar na base. Discutir trabalho no Estado é discutir renda. E isso é pensar como a pobreza pode ser reduzida”, ressalta Ivone.
Entre as atribuições do CETE, órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo com representação dos trabalhadores, empregadores e do Governo, estão indicar áreas e setores prioritários para alocação dos recursos do Sine, participar da elaboração e da alocação de recursos, subsidiar as deliberações do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) quando necessário e orientar a execução local das políticas públicas para o setor.
De acordo com a secretária da SST, Angela Albino, que compôs a mesa de posse junto ao ex-presidente do CETE, Orivaldo Besen, o papel da nova presidente é imprescindível para dar força e seriedade às causas da Secretaria, principalmente na área do trabalho. “O trabalho é uma ferramenta de dignidade humana, é uma dimensão de gerar oportunidades particularmente para a juventude em risco social em nosso país. Com a Ivone à frente do Conselho tenho certeza que novas políticas públicas serão capitaneadas para quem mais precisa”.
{article João Paulo Borges – Assistência Social}{text}{/article}