Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Conselho Estadual de Segurança...

Conselho Estadual de Segurança Alimentar promove formação em aldeia indígena de José Boiteux

Foto: Divulgação Consea/SC

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar de Santa Catarina (Consea/ SC)  promoveu nesta segunda-feira, 19, uma formação sobre Agroecologia na Aldeia Indígena Palmeirinha, na Terra Indígena Laklãnõ, em José Boiteux. Além da capacitação, a cidade também vai sediar nesta terça-feira, 20, a última Plenária Ordinária da gestão 2021-2023 do Consea.

O objetivo foi conhecer e vivenciar a realidade dos indígenas, promovendo a partilha de experiências entre a Aldeia Palmeirinha, os conselheiros e demais órgãos ligados à atuação em territórios indígenas, com foco em processos produtivos de base agroecológica na perspectiva da garantia gradativa da segurança alimentar e nutricional.

A presidente do Consea, Irene Kazue Shimomura, reforça que a visita é fundamental para conhecer as necessidades e estabelecer ações estratégicas de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional, que atinge em maior número os povos e comunidades tradicionais. “Essa oportunidade que nos foi dada de vir até aqui só fortalece a pauta que o Consea defende”, garante.

A conselheira Vanda Gomes Pinedo ressalta que o movimento foi construído com outras organizações sociais que também fazem parte do Consea e veem essa necessidade de estar em algumas localidades presenciando, articulando e somando forças. “Até para que elas reconheçam o trabalho do Consea. Não dá só para ficar discutindo nas nossas plenárias em nossas localidades. É preciso sair e ver as realidades e com isso poder ampliar a nossa luta para todos os segmentos sociais”, comenta.

A cacique presidente da Terra Indígena Laklãnõ, Jussara Djakui Caxias Reis dos Santos,  acredita que as reuniões itinerantes são uma iniciativa muito positiva. “Estamos muito felizes e agradecidos de receber o Conselho na aldeia para ouvir as nossas necessidades e ver de perto a realidade dos indígenas”, disse.

Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support