Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Conselho Estadual de Segurança...

Conselho Estadual de Segurança Alimentar promove formação em aldeia indígena de José Boiteux

Foto: Divulgação Consea/SC

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar de Santa Catarina (Consea/ SC)  promoveu nesta segunda-feira, 19, uma formação sobre Agroecologia na Aldeia Indígena Palmeirinha, na Terra Indígena Laklãnõ, em José Boiteux. Além da capacitação, a cidade também vai sediar nesta terça-feira, 20, a última Plenária Ordinária da gestão 2021-2023 do Consea.

O objetivo foi conhecer e vivenciar a realidade dos indígenas, promovendo a partilha de experiências entre a Aldeia Palmeirinha, os conselheiros e demais órgãos ligados à atuação em territórios indígenas, com foco em processos produtivos de base agroecológica na perspectiva da garantia gradativa da segurança alimentar e nutricional.

A presidente do Consea, Irene Kazue Shimomura, reforça que a visita é fundamental para conhecer as necessidades e estabelecer ações estratégicas de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional, que atinge em maior número os povos e comunidades tradicionais. “Essa oportunidade que nos foi dada de vir até aqui só fortalece a pauta que o Consea defende”, garante.

A conselheira Vanda Gomes Pinedo ressalta que o movimento foi construído com outras organizações sociais que também fazem parte do Consea e veem essa necessidade de estar em algumas localidades presenciando, articulando e somando forças. “Até para que elas reconheçam o trabalho do Consea. Não dá só para ficar discutindo nas nossas plenárias em nossas localidades. É preciso sair e ver as realidades e com isso poder ampliar a nossa luta para todos os segmentos sociais”, comenta.

A cacique presidente da Terra Indígena Laklãnõ, Jussara Djakui Caxias Reis dos Santos,  acredita que as reuniões itinerantes são uma iniciativa muito positiva. “Estamos muito felizes e agradecidos de receber o Conselho na aldeia para ouvir as nossas necessidades e ver de perto a realidade dos indígenas”, disse.

Texto: Helena Marquardt
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts