Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Conselho Estadual de Educação...

Conselho Estadual de Educação aprova recredenciamento da Udesc, que recebeu conceito elevado em avaliação

Em sessão realizada nesta terça-feira, 6, o Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) aprovou o processo de recredenciamento da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para os próximos dez anos. O órgão é responsável pela avaliação das instituições catarinenses de ensino superior.

O presidente do CEE/SC, Osvaldir Ramos, destacou que a aprovação foi unânime, com uma série de congratulações à Udesc pelo conceito elevado que obteve na sua avaliação institucional externa mais recente, feita entre agosto e outubro deste ano por uma comissão especial do conselho.

Na escala de 1 a 5, o relatório final atribuiu 4,72 (excelente) como média geral para a universidade, que agora só precisará passar por uma nova avaliação institucional externa em 2026.
Além da avaliação realizada neste ano, a Udesc teve esse procedimento em 2013, pela primeira vez, e recebeu o conceito 4,30. Ou seja, nesses três últimos anos, de acordo com o relatório do CEE/SC, a universidade avançou 0,42, apresentando um desempenho muito significativo.

No caminho certo

resultado da avaliação institucional externa de 2016 foi divulgado em 7 de outubro, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, e contou com as presenças do vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, e de gestores da instituição, professores, técnicos e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

“É gratificante ver que estamos no caminho certo. Sou da área da qualidade e sei que aquilo que você não mede, você não controla, e, se você não controla, você não gerencia, e, se você não gerencia, você não melhora. A Udesc é muito rica em conhecimento, e nosso principal desafio é distribuir os recursos de forma justa para qualificar todos os centros. A nota excelente é uma conquista de toda a comunidade acadêmica”, disse Zvirtes.

Tópicos avaliados

A comissão do CEE/SC, formada pelos professores Dilvo Ilvo Ristoff (UFSC), Juarez Jonas Thives Júnior (USJ) e Jolmar Luis Hawerroth (Católica-ES), utilizou cinco eixos norteadores, baseados nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Nessa lista, estão os tópicos abaixo, que ficaram com as seguintes notas:

Planejamento e Avaliação Institucional: 4,60

Desenvolvimento Institucional: 4,78

Políticas Acadêmicas: 4,69

Políticas de Gestão: 4,63

Infraestrutura: 4,88

Conceito final: 4,72 – Excelente

De acordo com Ristoff, que também participou da avaliação feita há três anos, “a Udesc está mais forte, estruturada e preocupada com questões sociais”. Entre os pontos destacados, o professor mencionou o progresso na infraestrutura, que “é um reflexo de tudo”, e citou o fortalecimento da comunicação, que hoje conta com jornalistas e representantes em todos os centros de ensino e vêm ajudando a fortalecer a identidade da Udesc junto às comunidades internas e externas por ações planejadas, conforme sua política de comunicação.

Ristoff lembrou ainda as obras em andamento nas unidades de Balneário Camboriú, Ibirama, Joinville, Lages, Pinhalzinho e São Bento do Sul.

Os outros avaliadores também elogiaram a universidade e ressaltaram os pontos positivos. “A Udesc tem grande importância para o desenvolvimento do Estado, e isso justifica o duodécimo que recebe do Poder Executivo. Além disso, destaco o número impressionante de bolsas distribuídas”, disse Hawerroth. Em 2015, a universidade investiu R$ 10,5 milhões em bolsas de várias modalidades.

Já para Thives Júnior, “a Udesc é uma fonte de comparação. É uma universidade excelente. Agora, precisa sair da excelente e se tornar a melhor”.

Visitas em todas as unidades

Para avaliar a universidade, a comissão do CEE/SC visitou, entre 3 de agosto e 30 de setembro, as 12 unidades de ensino da Udesc, além do Museu da Escola Catarinense (Mesc) e da Biblioteca Central (BC). Ocorreram reuniões com alunos, professores, técnicos e membros da CPA.

Segundo a coordenadora de Avaliação Institucional da Udesc, Rita de Cássia Souza, que foi elogiada por membros da comissão pela dedicação e pelo profissionalismo durante o processo, a ação “contribui para que as instituições de ensino revisem sua missão, planos, métodos e trajetória”.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support