Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Conselho Estadual de Combate...

Conselho Estadual de Combate à Pirataria e representantes da Fazenda de Blumenau trocam experiências sobre educação fiscal e propriedade intelectual

O Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), recebeu na última quinta-feira, 30, representantes da Comissão do Programa Municipal de Educação Fiscal de Blumenau. No encontro, houve a apresentação de projetos que o Conselho vem realizando ao longo dos anos, principalmente os realizados nas escolas. O objetivo é incentivar ações nas outras regiões do estado. 

O Cecop  é um órgão criado em 2009 e vinculado à Secretaria do Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço do Governo de Santa Catarina, com a finalidade de promover e coordenar as ações de enfrentamento à pirataria e à sonegação fiscal e incentivar a proteção intelectual. Uma delas é levar o tema para as escolas e conscientizar os pequenos em relação ao conteúdo por meio de workshops e peças teatrais. 

O secretário da Sicos, Silvio Dreveck, enfatiza que o trabalho do Cecop é um caminho para proteger o consumidor e a economia brasileira. “A pirataria traz prejuízos bilionários aos cofres públicos. Por isso, é de suma importância a educação e conscientização da população”, destaca. 

O servidor que atua no Cecop, Diego Damiani, explica a relevância de realizar ações de conscientização nas escolas. “A educação fiscal é a capacidade de formar cidadãos capazes de entender a importância dos tributos, uma consciência ao exercício da cidadania. A mesma importância deve ser dada à propriedade intelectual, que protege legalmente invenções, patentes, marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e criações artísticas. E toda essa conscientização começa nas escolas”. Para Damiani, todas as ações e projetos do Cecop devem ser compartilhadas com objetivo de ser o exemplo para outras cidades.

A servidora e contadora da Secretaria da Fazenda de Blumenau, Francine Nayra dos Santos, explica que o encontro foi enriquecedor. “ O dia da Educação fiscal em Blumenau estará completando 15 anos e para dar oxigenada nas nossas experiências, viemos compartilhar o que temos em Blumenau e também buscar  inovações que o Cecop desenvolve em todo o estado”, conta.  

Participaram do evento, o ex-presidente do Cecop, Jair Antonio Schmitt, o servidor que atua no conselho, Diego Damiani, a coordenadora curricular de arte, Vanessa Fernandes, a servidora do setor de certificação e estágio, Juliana Marculino e a contadora Francine Nayra, todas da Comissão do Programa Municipal de Educação Fiscal de Blumenau. 

Texto: Pablo Mingoti

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Assessoria de imprensa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support