Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina visita escola de Itajaí
Foto: Divulgação/Cepa
Conselheiras do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes de Santa Catarina (Cepa/SC) visitaram nesta semana o Centro de Educação Integral Napoleão de Souza, em Itajaí. No local elas tiveram uma reunião com integrantes do Conselho Municipal da Igualdade Racial e Secretaria Municipal de Educação.
Na escola o Cepa apresentou as diversas ações que estão sendo realizadas em 2024 e as que já estão planejadas para 2025. A secretária, Jane Márcia dos Santos, destaca que a parceria com os municípios é importante na garantia de direitos e igualdade racial. “Essa parceria com os conselhos municipais é fundamental no combate ao racismo institucional dentro das escolas e também estrutural fora delas”, comenta.
A reunião contou ainda com a participação da técnica em educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Maria Helena Tomaz, que falou sobre a aplicação da Lei nº10.639, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, sendo elas públicas ou particulares, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
Na oportunidade os estudantes da escola ainda fizeram uma apresentação musical para as conselheiras abordando músicas de todas as regiões do Brasil, simbolizando a diversidade brasileira.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação).
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br