Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Conselho debate segurança alimentar...

Conselho debate segurança alimentar e nutricional em Santa Catarina

Os representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC) se reuniram na quarta-feira, 15, para mais uma reunião plenária ordinária. Entre os principais assuntos estavam a 7ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a nota fiscal eletrônica do produtor e o processo eleitoral para gestão 2023-2025 do Consea.

O órgão colegiado tem caráter consultivo e permanente, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS). O objetivo é propor, monitorar e avaliar políticas de combate à fome, baseadas no desenvolvimento sustentável e na agroecologia para garantir a segurança alimentar e nutricional de toda a população em Santa Catarina.

Segundo o Consea, atualmente o estado tem 1.607.360 pessoas cadastradas no CadÚnico e que vivem em algum grau de insegurança alimentar e nutricional. Já as pessoas em situação de extrema pobreza somam 492.125, pessoas em situação de pobreza 226.577 e pessoas de baixa renda 515.164.

A presidente do Consea, Irene Kazue Shimomura, comenta que a plenária foi um momento de reconhecimento e aproximação com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). “Conseguimos apresentar à secretária nosso trabalho em defesa da garantia de segurança alimentar com a prioridade de atendimento aos agricultores familiares, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, as populações que vivem nas periferias da cidade, população em situação de rua, jovens e mulheres”, disse.

“Ambos os órgãos agora vão juntar forças para garantia do fortalecimento e efetivação da Política de Segurança Alimentar de Santa Catarina”, completa a secretária de Estado do Desenvolvimento Social e presidente da Caisan, Alice Kuerten.

Helena Marquardt

Assessoria de Comunicação SDS

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support