Conselho de Turismo realiza primeira reunião itinerante no Sul do Estado
Na primeira reunião itinerante do Conselho Estadual de Turismo, realizada no final de semana entre os dias 16 e 18 de agosto, na região turística “Encantos do Sul”, os conselheiros puderam conhecer um roteiro que começou em Imbituba, passou por Garopaba, Criciúma, Urussanga, Orleans e terminou em Gravatal.
Segundo o presidente do Conselho, Ivan Cascaes, a visita a esses municípios foi fundamental para que o grupo avalie projetos para a região observando as principais necessidades locais. “Esse é o espírito das reuniões itinerantes. Queremos conhecer, na prática, o que estamos discutindo no Conselho para que os recursos destinados ao turismo sejam investidos da melhor maneira possível”, destacou. Ele lembrou ainda que o Conselho vai visitar as demais regiões turísticas do Estado nos próximos meses.
Conforme o representante local da região turística Encantos do Sul, Adilson Silvestre, representantes de diferentes municípios do Sul do Estado estão se mobilizando para fortalecer o turismo. “Com a união, podemos avançar muito e alavancar o turismo como fonte de emprego e renda na região”, afirmou.
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, elogiou a visita do Conselho e avaliou positivamente a iniciativa de promover as reuniões itinerantes. “Quando se vê com os próprios olhos o que está sendo analisado, é mais fácil avaliar as necessidades. É diferente de ler papeis que apenas trazem dados e afirmações. Por isso, essa visita do Conselho é extremamente importante e vai trazer bons frutos para a região”, avaliou.
Como não foi possível visitar os 32 municípios da região Encantos do Sul, o Conselho pretende organizar a visitação de grupos menores às cidades que não foram contempladas com a primeira visita. A intenção é conhecer e mapear pontos turísticos estratégicos para fomentar o turismo regional.
Imbituba: Os representantes do Conselho Estadual de Turismo conheceram o Museu da Baleia Franca. No local, conheceram um pouco da história da caça às baleias que acontecia em décadas passadas na região e receberam o pedido de apoio para melhorias no Museu. Ainda em Imbituba, o grupo passou Ibiraquera e Praia do Rosa, onde ouviram as reivindicações de moradores e empresários que amargam prejuízos com a proibição do turismo de observação de baleias com embarcações, ocorrida este ano.
Garopaba: O grupo passou pelo centro da cidade e, através da prefeitura municipal, conheceu alguns dos principais atrativos da cidade. As praias são o grande diferencial para impulsionar visita dos turistas.
Criciúma: O Conselho pôde conhecer a infraestrutura e o potencial turístico da Mina de Visitação de Criciúma. Aproximadamente 28 mil visitantes passaram pelo local nos últimos 18 meses. Lá se pode ter uma ideia de como era difícil a vida dos trabalhadores que retiravam carvão das minas no Sul do estado.
Urussanga: Um coral de cantores de música italiana, com trajes típicos recebeu o Conselho em uma vinícola de Urussanga. Os vinhos feitos com uva Goethe foram contemplados com a primeira Indicação Geográfica de Procedência (IGP) do Brasil. Para obter o título, foi necessário comprovar a qualidade, a tipicidade e a identidade que tornam as uvas e o vinho exclusivos no país. A batalha para conseguir a Indicação foi capitaneada pela Progoethe – Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da Região de Urussanga.
Orleans: Representantes da administração municipal de Orleans receberam o Conselho Estadual de Turismo e acompanharam o grupo até o paredão de esculturas do artista José Fernandes, mais conhecido como Zé Diabo. A obra, que recentemente estava com problemas de manutenção, recebeu a devida limpeza e agora pode ser visualizada pelas pessoas que passam pela cidade. As esculturas, com temas religiosos, começaram a ser esculpidas em 1980. O artista Zé Diabo também estava no local e encantou o grupo com suas histórias. Outra atração turística importante foi no museu a céu aberto que oferece uma volta ao passado, mostrando como viviam os colonizadores, na sua maioria italianos e alemães, logo que chegaram ao Brasil. Máquinas, equipamentos e até casas e porões inteiros puderam ser conferidos no local.
Gravatal: Os conselheiros foram recebidos por representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Gravatal que falaram sobre o potencial turístico da cidade. A cidade é conhecida pelas águas termais e recebe anualmente centenas de visitantes.
Informações adicionais para a imprensa
Raquel Santi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte – SOL
E-mail: raquelsanti@sol.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-7436 / 98843-2061
Site: www.sol.sc.gov.br