Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conselho de Desenvolvimento Regional...

Conselho de Desenvolvimento Regional discute demandas da região Norte

Segurança pública, dengue, liberação de recursos públicos, projetos de cultura e turismo. Esses foram os principais temas discutidos durante a reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) da região Norte. Prefeitos, presidentes de câmaras, representantes de entidades e sociedade civil estiveram reunidos na manhã desta terça, 14, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville.

“A reunião do conselho é um momento em que colocamos em discussão as principais demandas e conquistas dos municípios da região”, explica a secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm. “Também é um espaço para interação das prefeituras, câmaras e sociedade civil organizada”.

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentou o projeto Rondon. A edição de 2015 acontece entre os dias 15 e 25 de julho, nos municípios das SDRs de Joinville e Jaraguá do Sul. Neste período serão desenvolvidas atividades de meio ambiente, trabalho, saúde, cultura e educação. Os acadêmicos se deslocam às cidades para atuar em levantamento de dados e interação com a comunidade.

“A experiência dos estudantes favorece o desvelamento das necessidades locais e implantação de ações que poderão guiar a formulação de políticas públicas locais em vista ao enfrentamento da problemática”, explicou Alfredo Balduíno Santos, coordenador do núcleo. Em Santa Catarina, o projeto existe desde 2010, e consiste no intercâmbio dos acadêmicos e a inserção de universidade em diferentes áreas de conhecimento.

Outro tema foi segurança pública. O CDR elaborou um documento de agradecimento ao governador Raimundo Colombo pelos pleitos atendidos no governo. No mesmo, um pedido com novas demandas da comunidade. Será entregue em mãos ao chefe do executivo estadual, em reunião a ser intermediada pelo deputado estadual Kennedy Nunes.

Ainda na reunião do conselho, o gerente da 23ª Gerência de Saúde, Henrique Deckmann, alertou os presentes sobre os riscos de uma epidemia de dengue e leptospirose. Dos municípios da região, apenas São João do Itaperiú não tem nenhum casos suspeito dessas doenças. Joinville figura com dez, além de Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul, com um cada.

“A contaminação da dengue não vêm apenas de fora, há casos de pacientes que pegaram a doença dentro do Estado”, alerta Deckmann. No município de Joinville, em todo o ano de 2014 foram identificados 254 focos do mosquito, nos primeiros quatro meses de 2015, já são 207. Sobre a leptospirose, causada pela urina do rato, os números também aumentam em comparação com o ano anterior. Até o momento, são 42 casos confirmados na região, 31 deles só em Joinville, com três óbitos. “Não falta educação da população, mas é um problema de conscientização e cuidados com o lixo e a higiene”, declara.

Também foram listados os recursos descentralizados para os municípios de Barra Velha, Balneário Barra do Sul, São João do Itaperiú. Os prefeitos ouviram ainda explicações de como fazer inscrições dos projetos de cultura, turismo e esporte, com prazo até 22 de maio.

Informações adicionais para a imprensa:
Mélani Marisa Schmidt
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: melani@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / (47) 9240-8064
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjoinville