Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Conselho da Udesc aprova...

Conselho da Udesc aprova mudança do curso de Sistemas de Informação para Engenharia de Software

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou na quinta-feira, 4, a alteração do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, oferecido pelo Centro de Educação do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, para Bacharelado em Engenharia de Software, que abrirá vagas no Vestibular de Verão de 2014 e será o primeiro de SC.

Segundo o chefe do Departamento de Sistemas de Informação e autor da proposta encaminhada ao Consuni para alteração do curso, professor Carlos Alberto Barth, a grade curricular do Bacharelado em Engenharia de Software será direcionada à formação do analista de sistema.

“O atual curso também prepara o profissional para atuar nessa área, mas de uma forma mais geral”, explica. Barth calcula que cerca de 60% da atual grade curricular do curso será mantida. “Os outros 40% serão direcionados para preparar o profissional em Engenharia de Software”, ressalta.

Ele informa que o aluno que se formar em Bacharelado em Sistemas de Informação poderá concluir Engenharia de Software em apenas dois anos, com a eliminação de 60% das disciplinas cursadas.

O professor da Udesc Ibirama lembra que o Departamento de Sistemas de Informação vinha tentando há mais de três anos a mudança do curso, que é oferecido desde 2007. Atualmente há 197 alunos distribuídos nas oito fases, com aulas à noite. 

Barth diz que a mudança atende às necessidades da região do Alto Vale do Itajaí na área de software. “Nessa região, tem surgido muitas empresas em desenvolvimento de programas de computador, principalmente em Blumenau e Rio do Sul, que se transformaram em polos nesse campo”, constata. 

Ele espera uma demanda maior de alunos pelo curso com a mudança. “A alteração foi sugerida justamente para ficar mais apropriada com o publico-alvo da região do Alto Vale do Itajaí”, justifica.

O analista de sistema
O analista de sistema tem a função de estudar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Os profissionais da área geram software (programas), que são executados em hardwares (equipamentos) para serem operados por usuários.

O analista de sistema atua como tradutor entre as necessidades do usuário e o programa a ser desenvolvido.

{article Rodrigo Brüning Schmitt – Udesc}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support