Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Conselho Consumidores da Celesc...

Conselho Consumidores da Celesc discute obras no Planalto Norte

O novo presidente do Conselho de Consumidores da Celesc, Herrmann Suesenbach, representante da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), comanda a primeira reunião da nova gestão do Conccel nesta sexta-feira, dia 10, às 9h30min, na sede da empresa, em Florianópolis. Entre os principais assuntos a serem discutidos estão as obras da empresa no Planalto Norte e o 4º. Congresso de Consumidores da distribuidora.

O Conselho realiza reuniões mensais e audiências públicas para discutir problemas e soluções no abastecimento deste importante insumo e tem a representação das principais classes de consumo: Comercial (Facisc), Herrmann Suesenbach, presidente; Industrial (Fiesc – Federação das Indústrias de SC), Amilcar Nicolau Pelaez, vice-presidente; Rural (Faesc – Federação da Agricultura e Pecuária de SC), Thayrone Teixeira Tonello; Poder Público (Fecam – Federação dos Municípios Catarinenses), Rubens Ricardo Mocellin; e Residencial (Deconor – Comitê de Defesa do Consumidor Organizado de Florianópolis), Raul Zucatto.

Com isso, o organismo estabelece um canal permanente de comunicação da distribuidora de energia elétrica com representantes de seus clientes. O novo presidente tomou posse no dia 16 de setembro com o propósito de representar com responsabilidade e dedicação os consumidores da Celesc Distribuição no biênio 2014/2016. “Espero promover a integração entre o Conselho e a Empresacom o apoio do vice-presidente Amilcar Nicolau Pelaez”, destacou Suesenbach na oportunidade.

Homenagem

O ex-presidente do Conccel, Paulo Henrique Simon, atuou como conselheiro durante 21 anos. Nessas duas décadas, defendeu uma boa relação entre os consumidores e a Celesc por meio de medidas conciliadoras em questões polêmicas: como o fornecimento de energia elétrica, tarifas e adequação dos serviços. Para ele, o organismo participou das tratativas para a evolução no relacionamento entre a concessionária e os consumidores de diferentes portes.

Simon assumiu a presidência em 2007. Nesse período, realizou audiências públicas e Congressos de Consumidores. Eficiência energética, revisão tarifária e canais de atendimento foram temas sistematicamente tratados nas reuniões. Entre as suas prioridades, estavam os direitos dos consumidores e a busca de uma empresa mais eficiente e mais ágil. Nesse sentido, outras vezes, não poupou críticas à estatal.

“Foi um trabalho difícil, especialmente no início, quando o nosso papel não era entendido. Posso dizer que éramos tolerados por razões legais. Com o tempo, as amarras foram se desfazendo e um novo e amplo espaço de diálogo se formou. Alcançamos um alto grau de qualidade, com o reconhecimento da Celesc em todos os níveis organizacionais”, sintetizou o ex-presidente, que recebeu uma homenagem por sua atuação no Conccel, em dia 16 de setembro, quando tomaram posse os novos conselheiros.

{article Ricardo Hecker Luz}{text}{/article}