5. Conselheiros de Desenvolvimento Regional...

Conselheiros de Desenvolvimento Regional da ADR Chapecó são apresentados e empossados

Foto: ADR Chapecó

Os conselheiros de Desenvolvimento Regional foram apresentados e empossados na primeira reunião do ano, promovida pela Agência de Desenvolvimento Regional – Chapecó (ADR), na tarde desta quarta-feira, 26. Os novos membros foram orientados sobre as responsabilidades nas definições das propostas regionais que serão apresentadas.

O Conselho de Desenvolvimento Regional  é formado pela ADR, pelas nove prefeituras, nove Câmaras de Vereadores e por dois membros da sociedade civil indicados por cada  município. Tem como presidente o secretário executivo Regional, Edegar Giordani. “Tudo o que se faz e se discute aqui é de extrema importância. Vocês irão eleger as grandes obras para a região de abrangência dos municípios”, afirma Giordani.

Os conselheiros foram estimulados a pensar no desenvolvimento regional, com comprometimento para que o conselho tenha efetividade. “Vamos eleger propostas regionais e não individuais, com metas e programas que possam ser executados”, destaca.

Para o conselheiro Nelson Akimoto, membro da sociedade civil, representante da Associação Comercial Industrial de Chapecó (ACIC), o conselho é uma oportunidade de somar os objetivos. “Vamos trabalhar para o fortalecimento dos municipios, com políticas de desenvolvimento pensadas em nível regional”, destaca Akimoto.

Com as novas determinações, o Conselho de Desenvolvimento Regional passa a se reunir trimestralmente, com a função de planejamento e também para discutir e encaminhar os planos e programas relativos ao desenvolvimento regional para as Secretarias de Estado responsáveis por sua implementação. O CDR também incentiva, orienta e apoia programas de novos empreendimentos regionais. As reuniões irão ocorrer nos municípios de abrangência da ADR, a próxima será em 26 de junho, em Cordilheira Alta.

Na quinta-feira, 27, às 14h, será realizada a reunião do Colegiado do Governo. O objetivo do Colegiado Regional de Governo é apoiar a ADR na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR), no Plano Plurianual (PPA) e também no Orçamento Anual. Também discute os planos e programas relativos ao desenvolvimento regional.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}