Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conselheiros de desenvolvimento regional...

Conselheiros de desenvolvimento regional da ADR Chapecó recebem informações sobre brucelose e tuberculose

Os conselheiros de Desenvolvimento Regional participaram da reunião ordinária realizada pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR)  Chapecó, em Nova Itaberaba, nesta quinta-feira, 26. Puderam tirar dúvidas sobre a incidência e controle da brucelose e tuberculose, na área da bovinocultura da região e na transmissão das doenças aos humanos.

Neste ano, até setembro foram confirmados 500 casos positivos de brucelose na Regional de Chapecó. A partir do momento em que é identificada a incidência, a propriedade é interditada e os animais são abatidos, as propriedades são indenizadas após análise técnica. A desinterdição ocorre após dois exames com resultados negativos consecutivos.

A médica veterinária de Nova Itaberaba, Sabrina Neves Venturini, reforçou a importância dos cuidados nas propriedades. “Os produtores rurais devem ter a consciência de comprar animais utilizados para reprodução com exames negativos para brucelose e tuberculose, para evitar a introdução da doença na propriedade”, explica.

Santa Catarina é o Estado com a menor prevalência de brucelose e tuberculose no Brasil. “Precisamos ousar, mas precisamos da parceria de todos no projeto de erradicação destas doenças e na educação sanitária”, afirma a diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Priscila Maciel, que também participou da reunião do conselho.
{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support