Conheça os detalhes de cada projeto vencedor da 24ª edição do Prêmio Fritz Müller
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) compartilha os detalhes de cada projeto vencedor da 24ª edição do Prêmio Fritz Müller. A lista dos vencedores deste ano foi divulgada no mês de agosto e a premiação visa reconhecer e premiar as empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado.
O prêmio contempla 12 categorias: Agricultura Sustentável; Conservação de Insumos de Produção (Água); Conservação de Insumos de Produção (Energia); Conservação de Recursos Naturais e Vida Silvestre; Controle da Poluição; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Projetos Socioambientais; Reciclagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Resíduos Sólidos; e Turismo Ecológico e Sustentável. Assim, destacamos abaixo a lista dos premiados desta edição com informações complementares de cada case vencedor.
Confira:
Categoria: Agricultura Sustentável
Organização: Grupo Escola Municipal Reinaldo Kruger
Cidade: Canoinhas
Projeto: Bioponia – Cultivando Vida, Fomentando Ideias Sustentáveis
O projeto objetiva o cultivo de plantas, de forma totalmente orgânica, sem o uso de adubação química em sistema hidropônico. Para isso, foi desenvolvida uma solução nutritiva que atende às necessidades da planta, comprovando que existem formas naturais e economicamente viáveis de cultivar hortaliças.
Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Água)
Organização: BRF
Cidade: Capinzal
Projeto: Automação da Dosagem de Água no Processo de Resfriamento de Carcaças em um Frigorífico de Aves
Por meio do projeto que visou a redução no consumo de água, de acordo com o compromisso global com o ESG, a BRF alcançou uma economia de água de 425.520 L/dia, totalizando 9.361.440 L/mês e 112.337.280 L/ano.
Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Energia)
Organização: Grupo ND
Cidade: Florianópolis – Santa Catarina
Projeto: O Primeiro Conglomerado de Comunicação do Brasil Autossustentável em Energia Elétrica
A implantação de usina de geração fotovoltaica, a maior do gênero (para consumo próprio) em Santa Catarina, levou o Grupo Catarinense ND a se tornar, na área da comunicação, o primeiro do país a conquistar a autossustentabilidade em energia elétrica.
Categoria: Conservação de Recursos Naturais e Vida Silvestre
Organização: Klabin
Cidade: Painel, Rio Rufino, Bocaina do Sul e Urupema
Projeto: CINAT – Centro de Interpretação da Natureza na RPPNE Complexo Serra da Farofa
Localizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Complexo Serra da Farofa, em Santa Catarina, o projeto, criado em parceria com a Udesc, permite que especialistas, pesquisadores e estudantes de todo o país, interessados em realizar pesquisas no local, possam se hospedar dentro da reserva.
Categoria: Controle de Poluição
Organização: Aurora
Cidade: Chapecó
Projeto: Modernização das estações de tratamento de efluentes líquidos na Aurora Coop: novo sistema controla poluição e traz maior eficiência e controle operacional
A Aurora Coop investiu mais de R$ 40 milhões na implantação e modernização das estações de tratamento de efluentes de três das suas maiores plantas industriais de aves e suínos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o que resultou em melhoria significativa e satisfatória dos resultados do efluente tratado.
Categoria: Educação Ambiental
Organização: Instituto Federal Catarinense
Projeto: Programa de Extensão ReCicLa
Cidade: Araquari
O Programa ReCicLa é um “guarda-chuva” que agrega outros projetos de extensão: Redes Sociais, Plantar Saberes e Culinária do Bem. Além de ações de produção de materiais de limpeza de baixo custo e produção de sabão artesanal com óleo descartado, cabe ao Programa articular ações entre os projetos e os parceiros.
Categoria: Gestão Ambiental
Organização: Portonave
Cidade: Navegantes
Projeto: Gestão ESG
O Projeto Gestão ESG vem sendo desenvolvido desde o início da implementação da empresa, e ganhou mais força em 2021, a partir da estruturação do Comitê de Sustentabilidade e da certificação do Sistema de Gestão Antissuborno.
Categoria: Projeto Socioambiental
Organização: SCPAR Porto de Imbituba
Cidade: Imbituba
Projeto: Projeto Costa Butiá
Criado para incentivar o uso sustentável da palmeira do butiá (Butia catarinensis), o projeto realizou mais de 85 oficinas e cursos para mais de 4 mil pessoas, o que resultou na retomada da produção e comercialização do tradicional chapéu, além da criação de novos 40 produtos a partir da folha do butiá.
Categoria: Reciclagem
Organização: Thyssenkrupp Estaleiro
Projeto: Otimização de Tecnologias de Reciclagem de Resíduos – O caminho do Aterro Zero
Visando mitigar os impactos causados pela geração dos resíduos, bem como melhorar o desempenho ambiental, a Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul instituiu o Projeto que abrange uma série de ações e medidas que contemplam a gestão dos resíduos durante todo o ciclo de vida.
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Organização: Associação dos Municípios do Vale do Itapocu
Cidade: Jaraguá do Sul/SC
Projeto: Projeto Mananciais – Recuperação de nascentes e matas ciliares da Bacia do Itapocu para produção de água
O projeto busca a recuperação da vegetação nativa de APPs de nascentes e de cursos d’água com o propósito de ampliar a oferta de água da região nordeste catarinense. Por meio da iniciativa foram recuperados 40,8 hectares de matas ciliares, plantadas 8.426 mudas de árvores nativas e 22 nascentes recuperadas.
Categoria: Resíduos Sólidos
Organização: CETRIC
Cidade: Chapecó
Projeto: Ecoparque Bioenergético – Transformamos Resíduos em Oportunidades Valiosas
O biogás possui poder calorífico entre 4.500 e 6.000 kcal/m³, podendo ser consumido diretamente ou tratado para separação e aproveitamento do biometano. Seguindo estes indicadores, a Cetric instituiu novos programas como o processo de purificação de biogás em biometano utilizado como combustível veicular e a geração de energia elétrica por meio de resíduos.
Categoria: Turismo Ecológico e Sustentável
Organização: Parque Unipraias
Cidade: Balneário Camboriú e Camboriu
Projeto: Barco Escola – Expedição do Igarapé
O projeto acontece a bordo de embarcação com capacidade para 79 passageiros, prioritariamente destinada a alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e privada dos municípios de Balneário Camboriú e Camboriú, bem como demais instituições de ensino do estado de Santa Catarina.
Categoria: Menção Honrosa em Educação Ambiental
Organização: NSCTV
Cidade: Florianópolis
Projeto: Seriado de TV “Fique Bem”: Episódio “Você está comendo plástico, sem saber”
Após meses no ar, o quadro “Fique Bem” abordou um tema pouco falado, porém muito importante. Exibido no dia 03 de março de 2023, o episódio trouxe o que a ciência comprova sobre o uso de plástico sem controle e alertou que os homens estão comendo, respirando e bebendo plástico todos os dias sem saber.
Categoria: Menção Honrosa em Educação Ambiental
Organização: Parque Unipraias
Cidade: Balneário Camboriú
Projeto: Programa de Educação Ambiental Parque Escola – Diversão Educa
O projeto tem como principal objetivo divulgar as relações que ocorrem na natureza, possibilitando aos estudantes a compreensão e, principalmente, a conscientização sobre a fundamental participação de todas as pessoas na proteção e preservação dos recursos naturais.
Prêmio Raulino Reitz
A premiação também reverencia uma personalidade pela destacada atuação ambiental em Santa Catarina. O nome do prêmio é uma homenagem ao cientista e fundador da então FATMA (atual IMA). O vencedor do prêmio será divulgado em novembro no evento de premiação deste ano.
Evento de Premiação
A solenidade de entrega da premiação está marcada para o dia 22 de novembro, no salão principal do Lira Tênis Clube, no Centro de Florianópolis.