Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Congresso em Florianópolis reúne...

Congresso em Florianópolis reúne especialistas mundiais para discutir a qualidade do leite no Brasil

De 24 a 27 de setembro Florianópolis deve receber mais de mil pessoas para o 10° Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. O evento  é uma realização do Conselho Brasileiro de Qualidade do Leite (CBQL), com organização da Epagri e da Udesc. O congresso será no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, na região Norte da capital catarinense.

O tema central do congresso será “Qualidade do leite: um olhar para o futuro, inovação e sustentabilidade”, discutido em minicursos e palestras. Nesses quatro dias vão se reunir especialistas, pesquisadores, profissionais do setor e representantes de empresas ligadas à produção de lácteos. 

De acordo com o presidente do congresso, Vagner Miranda Portes, que é pesquisador da Epagri e gerente do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar em Chapecó (Epagri/Cepaf), a qualidade do leite no Brasil é um tema de extrema relevância para a saúde pública, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva. 

“Neste congresso, que é o evento científico mais relevante no Brasil na área, vamos discutir e explorar os mais recentes avanços científicos, inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e estratégias que irão moldar o futuro da produção de leite no país”, afirma o pesquisador. “Temos ainda o compromisso de servir como um fórum permanente de discussões para impulsionar a qualidade do leite no Brasil, sempre pautado pelo rigor científico e pela responsabilidade social”, complementa.

Programação

Palestrantes de importantes instituições mundiais vêm ao Estado debater a qualidade do leite,  que é um dos alimentos mais importantes para os brasileiros. No dia 24 de setembro o evento terá dois minicursos: um sobre a contagem de células somáticas e outro sobre o dimensionamento dos equipamentos de ordenha.

A programação dos demais dias será com palestras nos seguintes temas: desafios da elevada CCS, alterações físico-químicas do leite, baixo carbono na prática, inovação e gestão aplicada à qualidade do leite, qualidade de leite brasileiro, certificações em lácteos e biosseguridade.

Confira a programação completa aqui.

Leite em Santa Catarina 

O leite é um dos principais produtos da agropecuária de Santa Catarina. Conforme dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), a produção ocupa o terceiro lugar na formação do Valor da Produção Agropecuária (VPA) catarinense. 

Em 2023, conforme dados disponíveis no Observatório Agro Catarinense, o leite gerou cerca de R$ 7,9 bilhões em receitas. A maior parte desse valor foi gerada pelos 22,3 mil produtores comerciais de leite, que estão distribuídos por 255 (86%) dos 295 municípios catarinenses e entregam leite diariamente para 136 unidades industriais inspecionadas. 

Segundo dados de 2023, SC conta com 22,3 mil produtores comerciais de leite (Foto: Aires Mariga/Epagri)

De acordo com a Epagri/Cepa, nos últimos anos a produção catarinense de leite cresceu de maneira mais significativa do que a da maioria dos estados. Conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, no período de 2013 a 2022 a produção catarinense de leite cresceu 8,1%. No mesmo período, a produção brasileira cresceu 1% e a dos dois estados com maior produção, Minas Gerais e Paraná, cresceram respectivamente 0,6% e 2,9%.  

Os números apontam que o crescimento da produção estadual decorre do aumento da produtividade do rebanho leiteiro, já que, de 2013 a 2022, o número de vacas ordenhadas diminuiu, enquanto a produção aumentou. Segundo os dados do Observatório, a região Extremo Oeste concentra a maior parte da produção estadual, seguida pelas regiões Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul. 

Na quantidade de leite adquirida pelas indústrias inspecionadas, Santa Catarina se destaca ainda mais. Em 2023, as indústrias catarinenses adquiriram 3,2 bilhões de litros de leite cru, o que representa 13% da quantidade adquirida no Brasil. Com isso, Santa Catarina ocupou a terceira posição nacional, sendo superada apenas pelo Paraná e Minas Gerais.

Essa foi a primeira vez, desde que os dados são levantados, que as indústrias de SC adquiriram uma quantidade maior do que as do Rio Grande do Sul. O fato voltou a se repetir no primeiro semestre de 2024. Os dados dos primeiros seis meses deste ano apontam que as indústrias do Estado aumentaram a aquisição de leite cru em 3,5%, na comparação com o primeiro semestre de 2023. 

Serviço

·   O quê: 10º Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite

·   Quando: de 24 a 27 de setembro de 2024

·   Onde: Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira – Rodovia SC-401, km 01 S/N Trevo de Canasvieiras, Florianópolis – SC

·   Informações e entrevistas: Vagner Miranda Portes, presidente do 10º CBQL, pelo fone (49) 2049-7512

Saiba mais sobre o eventohttps://congresso.cbql.com.br/

 Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407/99161-6596

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support