Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Conformidade 2023: Fazenda inicia...

Conformidade 2023: Fazenda inicia preparação técnica para o Balanço Geral do Estado

Para garantir a fidedignidade das demonstrações contábeis do Balanço Geral do Estado, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) está implementando o Programa Conformidade 2023. Iniciativa da Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF/SEF) e que envolve diretamente as gerências de Contabilidade Pública e de Prestação de Contas do Governo, a programação é voltada para os auditores de finanças responsáveis pelos serviços contábeis das unidades gestoras do Poder Executivo.

“Este é um trabalho prévio à elaboração da prestação de contas anual, que reúne os dados consolidados de todos os órgãos e entidades da administração pública estadual. O objetivo, ao final desse processo, é garantir ainda mais qualidade às informações apresentadas aos órgãos de controle e cidadãos, com responsabilidade e transparência”, explica a diretora da DCIF/SEF, auditora de finanças Graziela Luiza Meincheim.

O programa é dividido em etapas e a primeira reunião de trabalho ocorreu na última segunda-feira, 18. Os trabalhos realizados pelos auditores de finanças envolvem inicialmente o monitoramento dos apontamentos realizados pelo Tribunal de Contas do Estado na auditoria financeira sobre as Contas do Governo do ano passado, a fim de verificar as medidas que devem ser adotadas para aprimorar os processos internos e corrigir eventuais inconsistências, bem como evitar reincidências. Além disso, a cada ano são definidos pela DCIF, por meio de amostragem, os pontos de controle dos saldos das contas que compõem as demonstrações contábeis. O Programa Conformidade 2023 deve ser finalizado em novembro deste ano, quando então se iniciam os procedimentos para o encerramento do exercício. 

As boas práticas de controles repercutem diretamente na qualidade das informações contábeis. Santa Catarina foi reconhecida recentemente em avaliação do Tesouro Nacional com o selo “Nota A” no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. O Estado alcançou a quarta melhor classificação do Brasil, com 97,6% de acertos nas verificações. “O compromisso da DCIF é trabalhar com a melhoria contínua dos controles e informações contábeis, a fim de atender os pontos de verificação do Governo Federal e também de disponibilizar informações de qualidade para fins de prestação de contas”, explica a diretora Graziela.


Governança – A programação da SEF/SC atende a um dos pilares da governança pública, que é a disponibilização de informações de qualidade em apoio à tomada de decisão para a gestão das finanças públicas de forma responsável e à transparência, provendo aos cidadãos informações compreensíveis, a fim de garantir o diálogo e a prestação de contas.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Rosane Felthaus (48) 3665-2504

Roelton Maciel (48) 3665-2509

ascom@sef.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support