Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Confiança do empresário catarinense...

Confiança do empresário catarinense cresce 5,2% em agosto

Foto: Ricardo Trida / SECOM

O empresário de Santa Catarina está mais confiante e com maior disposição para investir e contratar. É o que revela uma pesquisa realizada pela Fecomércio/SC e divulgada nesta terça-feira, 3. Segundo a entidade, a confiança cresce pela melhoria das expectativas, principalmente pelo otimismo com a economia e pelas perspectivas de novos investimentos.

O indicador que mede a confiança do empresário catarinense, o ICEC, cresceu 5,2% em agosto, de acordo com os dados da entidade. O percentual foi o segundo maior do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que registrou alta de 10,7%.

Com o aumento de 5,2%, o índice de confiança chegou a 105,8 pontos, indicando um cenário positivo. Já o indicador que mede as expectativas com a economia, o IEEC, cresceu 9% e alcançou 133,1 pontos. No mesmo sentido, a pesquisa da Fecomércio/SC mostrou que o empresário de Santa Catarina está mais confiante para contratar funcionários e realizar investimentos (+2,3%).

“A economia de Santa Catarina está crescendo o dobro da média nacional e o governador Jorginho Mello tem apostado em programas que incentivam novos negócios no estado. Isso dá otimismo para o empresário catarinense, gera expectativa por investimentos e a confiança cresce. O estado tem o menor índice de desemprego, a massa de salários cresceu, por isso o empresário de Santa Catarina, especialmente do comércio, está mais confiante”, garante o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck.

Confiança cresce na economia, no comércio e no próprio negócio

O indicador que avalia as condições atuais do empresário ainda está abaixo da média, com 76,9 pontos. No entanto, o número apresentou alta de 3% em agosto e as expectativas melhoraram. Assim, os empresários estimam que a situação vai melhorar em todos os cenários: tanto na economia (+14,8%) como no setor de comércio (+6,3%) e no seu próprio negócio (+7,1%).

Se em Santa Catarina o empresário está mais confiante, no cenário nacional a situação é diferente. “Enquanto a confiança dos varejistas brasileiros enfrenta a quarta queda consecutiva, com um recuo de 1,5% no último mês, os empresários catarinenses mantêm expectativas positivas em relação à economia”, diz o relatório da federação.

Números da pesquisa:

Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC): +5,2%
Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC): +9%
Intenção de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC): +2,3%
Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC): +3%

Os números fazem parte da pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SC).

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SICOS

Murici Balbinot | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support