Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Conferências Regionais do Meio...

Conferências Regionais do Meio Ambiente são realizadas em todo Estado

Até final do mês de julho, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) realizará Conferências Regionais do Meio Ambiente nas dez regiões hidrográficas de Santa Catarina. “Estes encontros são preparatórios para a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto”, relata o diretor de Saneamento e Meio Ambiente (DSMA) da SDS, Luiz Antônio Garcia Corrêa.

O primeiro evento foi realizado na Grande Florianópolis, em junho. O próximo será nesta terça-feira, 16, em Itajaí, das 08h30min às 17h30min, no auditório de Farmácia, Bloco E1, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ainda na mesma semana, na quinta-feira, 18, serão realizadas conferências em três cidades: Criciúma, Chapecó e Joaçaba. Na quarta-feira, 24, é a vez de Mafra e Joinville e, por fim, na terça-feira, 30, em Lages, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Estes encontros contam com apoio das Secretarias do Desenvolvimento Regional (SDRs), universidades, associações de municípios e sociedade em geral. “Estamos realizando uma grande mobilização. A proposta é opor ações práticas para minimizar grande parte dos problemas que temos nos municípios catarinenses”, conta a gerente de Planejamento e Educação Ambiental da DSMA e coordenadora da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema), Rejane Varela. Segundo ela, esta etapa preparatória resultará em vinte ações prioritárias, sendo cinco por eixo temático, além de escolher os delegados para o evento estadual. 

O tema central da 4ª Cema é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O debate ocorrerá em quatro eixos: produção e consumos sustentáveis, redução dos impactos ambientais, educação ambiental e geração de emprego e renda. O encontro estadual antecede a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília.

Programação:

– 16 de julho: Itajaí, no auditório de Farmácia, Bloco E1, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

– 18 de julho: Chapecó, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); em Joaçaba, no auditório Jurídico, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); e em Criciúma, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

– 24 de julho: Mafra, na Universidade do Contestado (UnC); e em Joinville, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

– 30 de julho: São Miguel do Oeste, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); em Lages na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); e em Tubarão, na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

{article Michele Nunes de Oliveira – Desenvolvimento Econômico}{text}{/article}