Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conferência Intermunicipal da Mulher...

Conferência Intermunicipal da Mulher realizada em Laguna definiu propostas e elegeu 17 delegadas para etapa estadual

conferencia intermunicipal da mulher 20150917 1067713750

A Conferência Intermunicipal da Mulher, realizada nesta quarta-feira, dia 16, no auditório do Centro de Educação da Região Sul (Udesc), em Laguna, reuniu representantes de movimentos de mulheres, associações de municípios, conselhos municipais, associações de mães (pais) e professoras(es), instituições, empresas públicas e privadas, sindicatos e outros que atuam com mulheres dos municípios de abrangência das SDRs Laguna, Tubarão e Braço do Norte.

 

O secretário regional, Mauro Vargas Candemil, participou da abertura do evento e destacou a importância e a participação efetiva das mulheres na história e sociedade. O encontro também foi acompanhado pelos gerentes de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Laguna, Simoni Barbosa de Andrade; de Tubarão, Ginaldo Rafael Corrêa e Braço do Norte, Rosineide de Souza Sandrini e a gerente de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso.

O evento teve como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, durante a palestra a integrante do Conselho Estadual da Mulher, Gerusa Machado, destacou formas, estratégias e ampliação das práticas de políticas públicas direcionadas à mulher. “Esse é o momento para pesarmos e debater um pouco, sobre o que realmente sentimos em relação as desigualdades entre homens e mulheres. Hoje temos direitos estabelecidos, o que não acontecia antigamente, onde a presença da mulher na sociedade ainda era restrita”, salientou Gerusa.

Foram deliberadas 10 propostas entre quatro eixos prioritários, discutidos os avanços e desafios. E eleitas 17 delegadas entre titulares e suplentes, que participarão da Conferência Estadual que será em Lages.

A gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Simoni Barbosa de Andrade, avaliou a realização da conferência positivamente. “O movimento atingiu seu objetivo, agora vamos buscar consolidar a implementação de políticas dirigidas às mulheres nos âmbitomunicipal, estadual e federal.

Conheça as propostas aprovadas:

EIXO 1 Contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetivação da Igualdade de Direitos e Oportunidades

01 – Criar mecanismos de comprometimento e responsabilização para a criação e efetivação de conselhos e fundo para a Política da Mulher como definição de percentual mínimo de 3% garantido em lei. (MUNICÍPIO / ESTADO E UNIÃO)

02 – Fiscalização e comunicação efetiva das três esferas de governo referente ao funcionamento e criação dos conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres. (MUNICÍPIO / ESTADO E UNIÃO)

03Garantir uma maior divulgação das politicas dos direitos das mulheres nas três esferas de governo, utilizando canais de participação abertos a comunidade sobre a responsabilidade do governo federal e estadual em (redes sociais, TV, web, radio e demais mídias). (MUNICÍPIO / ESTADO E UNIÃO)

EIXO 2 Estruturas Institucionais e Políticas Públicas Desenvolvidas para Mulheres no Âmbito Municipal, Estadual e Federal: Avanços e Desafios

01 – Criar delegacias regionais especializadas (mulher, criança e adolescente e idoso).

02 -Implementar coordenadorias de Política para Mulheres em cada estado, e que cada município tenha uma secretaria de política para mulher. Propondo programas, projetos e capacitação continuada nas diferentes áreas de estudos de gênero e direitos humanos no âmbito da administração pública. (MUNICÍPIO / ESTADO E UNIÃO)

03 – Criar abrigos regionais para mulheres vítimas de violência doméstica, com contrapartida de recurso estadual e federal. (MUNICÍPIO / ESTADO E UNIÃO)

EIXO 3 – Sistema Político com participação das Mulheres e Igualdade

01 – Ampliar a cota de representação parlamentar de mulheres de 10% para 30% em âmbito municipal, estadual e União. (MUNICÍPIO / ESTADO E UNIÃO)

02 – Criar um fórum municipal permanente de discussão sobre a participação da mulher no exercício do poder e decisão no sistema político. (UNIÃO)

EIXO 4 –Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres

01 – Realizar o fórum regional de discussão e fomento para a efetivação da política da mulher. (MUNICÍPIO / ESTADO)

02 – Efetivar o sistema Nacional de Política para Mulher. (UNIÃO)

Na tabela abaixo seguem os municípios e as delegadas eleitas:

Município

Nome

Representação

Braço do Norte

Mariane Ristow

Governo

Braço do Norte

Marisa da S. Tasca

Governo – Suplente

Braço do Norte

Cléia Demétrio Pereira

Civil

Braço do Norte

Maria da Silva Kulkmp

Civil

Braço do Norte

Carmelina da Silva Rass

Civil/ Suplente

São Martinho

Thereza Cristina Stachechem de Paula

Governo

Pescaria Brava

Liliane de Aguiar

Governo

Pescaria Brava

Marilene Alves Almeida

Civil

Rio Fortuna

Leonete Schuelter

Governo

Jaguaruna

Simone Osmar Machado

Governo

Jaguaruna

Arlete Rosa Medeiro

Governo

Gravatal

Daima Corrêa Duarte Medeiros

Governo

São Ludgero

Elisabeth Volpato

Civil

Laguna

Camila Bianca dos Reis

Governo

Laguna

Graciele Looks de Oliveira

Governo

Laguna

Karmensita Almeida da Rocha Cardoso

Civil

Laguna

Luciana Andréa S. Souza Amâncio

Civil

 {article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{text}{/article}