Conferência estadual debate o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social
Foto: Nathália Lisboa/ Ascom SAS
O aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) é o objetivo da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/SC), começou na segunda-feira, 6, e vai até a quarta, 8, em Florianópolis.
Durante três dias, delegados de todo o estado eleitos nas conferências municipais e convidados se reúnem para debater o Suas, elaborar propostas e também para a eleger os delegados que vão representar Santa Catarina na Conferência Nacional, realizada de 5 a 8 de dezembro em Brasília.
“A conferência é um espaço de compartilhamento de conhecimentos e experiências e um momento de definição sobre esse sistema fundamental que é o Suas. Vamos trabalhar para fortalecer as políticas de assistência social que asseguram cuidado aos que mais necessitam”, explica a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena. Zimmermann.
Com o tema Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos, os delegados se reúnem em grupos para tratar dos cinco eixos temáticos que foram baseados no II Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026) e nas necessidades atuais.
O acesso às políticas públicas para alguns grupos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, estava entre os assuntos discutidos. Em seu discurso na abertura do evento, a secretária anunciou que vai abrir uma consulta pública da minuta do projeto de lei que estabelece a Política Estadual para Pessoas em Situação de Rua em Santa Catarina. O documento será disponibilizado no site da SAS.
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Gabriella Dornelles, destacou que apesar de todas as dificuldades, a realização da conferência é uma conquista para Santa Catarina. “Muitas pessoas não acreditaram que ela iria acontecer, que o auditório estaria vazio, mas trabalhamos incansavelmente e estamos aqui para discutir o aprimoramento do Suas”, disse.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Helena Marquardt/ Ascom SAS
(48) 3664-0916