Conferência Estadual de Juventude será realizada em outubro em Santa Catarina
O Governo do Estado de Santa Catarina realiza entre os dias 17 e 18 de outubro a 3ª Conferência Estadual de Juventude. Organizada pela Coordenadoria Estadual da Juventude e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, a conferência deve ocorrer no município de Lages e tem o objetivo de avaliar as políticas públicas adotadas no Estado e planejar ações para o futuro dos jovens catarinenses.
De acordo com o coordenador estadual da Juventude, Guilherme Pontes, que presidirá a conferência, além da etapa estadual são realizadas fases municipais e regionais, todas preparatórias para a Conferência Nacional de Juventude em dezembro. “Das etapas municipais e regionais são eleitos delegados para a conferência estadual. A partir das prioridades e desafios apontados pelos jovens que participam de cada conferência podemos avaliar as ações voltadas à juventude em Santa Catarina e planejar de forma mais adequada as políticas públicas estaduais”, explica o coordenador.
Decreto do governador Raimundo Colombo, publicado no Diário Oficial de sexta-feira, 31 de julho, convoca a conferência estadual e estabelece os membros da comissão organizadora, que terá representantes governamentais e, em maior número, da sociedade civil. As funções são consideradas de relevante caráter público e sem remuneração. Entre as competências da comissão estão, além da elaboração do regimento interno da conferência, o que já ocorreu, a organização das pautas das reuniões, o desenvolvimento do texto-base e do plano de comunicação da conferência e o acompanhamento das comissões organizadoras municipais e regionais, entre outras.
Etapas municipais e regionais
Segundo o coordenador estadual da Juventude, as etapas municipais, regulamentadas pela Comissão Organizadora Nacional, já ocorreram ou estão sendo concluídas. Além destas, serão realizadas 21 etapas regionais em parceria entre a comissão organizadora estadual e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). As etapas regionais, que deverão ser convocadas até 14 de agosto e realizadas até 25 de setembro, seguirão os critérios estabelecidos na Resolução nº 1 da comissão estadual.
Regimento interno da etapa estadual
O regimento interno da Conferência Estadual de Juventude, elaborado pela Comissão Organizadora Estadual, prevê 11 eixos para a organização dos debates estabelecidos no Estatuto da Juventude. São eles:
· Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;
· Direito à Educação;
· Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;
· Direito à Diversidade e à Igualdade;
· Direito à Saúde;
· Direito à Cultura;
· Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
· Direito ao Desporto e ao Lazer;
· Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente
· Direito ao Território e à Mobilidade;
· Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.
Mais informações sobre a realização da 3º Conferência Estadual de Juventude com a Coordenadoria Estadual da Juventude por meio do telefone (48) 3665-2007 ou pelos e-mails coordenadoria@cej.sc.gov.br e juventudegovsc@gmail.com.
SAIBA MAIS
Membros da Comissão Organizadora Estadual (COE)
Representantes governamentais:
· Guilherme Gevaerd Silvestrin Pontes, coordenador estadual de Juventude;
· Samuel Ramos, SDR de Lages;
· Maurício Soffiatti, Secretaria de Estado da Saúde;
· Ana Carolina Correa de Machado, Secretaria de Estado da Casa Civil;
· Paulo Roberto Ghislandi Basilio, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável;
· Rebeca Ludmila da Silva, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Representantes sociedade civil
· Camila Elmira de Matos, Centro Cultural Escrava Anastácia;
· Lucas Sulzbacher Lacerda, União Catarinense dos Estudantes;
· Uilian Pizzoloto Dalpiaz, Pastoral da Juventude;
· Jucimara Meotti Araldi, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Santa Catarina e da Central Única dos Trabalhadores;
· Lincon Eiji Shigaki, Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina;
· Klinger Portella, da Igreja Renascer em Cristo;
· Woie Patte, representando a juventude das comunidades indígenas;
· Eduardo Wanzuit Ferreira, Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude.
Informações adicionais para a imprensa:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Casa Civil de SC
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497