Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Conferência Estadual de Ciência,...

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação promove debate e integração para fortalecimento do ecossistema em SC

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

A noite oficial de abertura da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizada nesta qusarta-feira, 3, na Acate Primavera, em Florianópolis. No evento, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, ressaltou a importância de o Estado ter políticas públicas nestas áreas para preparar Santa Catarina pra um novo ciclo de desenvolvimento.

“A criação da nossa Secretaria é uma prova do quanto o governador Jorginho Mello prioriza este setor como vetor de desenvolvimento. Esta Conferência é um momento muito oportuno para nos irmanarmos com setor empresarial, sociedade civil e academia para cocriarmos políticas públicas que possam de fato impactar a vida da sociedade”, destacou Fett.

O primeiro dia da Conferência foi marcado pelo intenso trabalho nos quatro grupos formados por representantes do governo, academia, setor empresarial e sociedade civil. Cada grupo debateu intensamente os temas propostos pela Conferência Nacional de Brasília, já discutindo e elaborando propostas que serão apresentadas na capital federal no mês de junho. Veja os temas:

  • Eixo I: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Eixo II: reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas;
  • Eixo III: ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais;
  • Eixo IV: ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

O secretário executivo adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelino Granja, representou a ministra da pasta, Luciana Santos. “É muito importante ter Santa Catarina integrando este grande pacto do Governo Federal em prol do desenvolvimento e incentivo da ciência, tecnologia e inovação. O tema da Conferência nacional é “Por um Brasil Justo e Desenvolvido” e faz um chamamento de todos os setores para contribuírem com estratégias para estes setores”, falou Marcelino.

Um painel sobre desafios e investimentos no setor de tecnologia e inovação também fez parte da programação. Comandado pelo jornalista Fabrício Umpierres Rodrigues, editor do portal SC Inova, contou com a participação de Diogo Quintino (Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e inovação ); Iomani Engelmann (Presidente da ACATE) ; Gilson Zimmeramnn (Coordenador do Movimento ODS Nacional em Santa Catarina) e Jacques Mick (Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina).

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é um evento idealizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Santa Catarina, junto com um comitê organizador composto por representantes da sociedade, academia, setor empresarial e governo.

O principal objetivo é a elaboração de propostas para as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina visando o desenvolvimento sustentável do País e constituindo uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nesta quinta feira, 4 de abril, os grupos de trabalho voltam a se reunir e haverá a apresentação das propostas e resultados das reuniões, com a participação de representantes dos Centros de Inovação de Santa Catarina.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SCTI

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support