Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Conferência Estadual das Cidades...

Conferência Estadual das Cidades discute planejamento urbano

A 5ª Conferência Estadual das Cidades começou nesta quinta-feira, 26, com palestras sobre controle social, fundo de desenvolvimento urbano e políticas de integração territorial. A abertura do evento contou com a presença do secretário regional da Grande Florianópolis, Clonny Capistrano, do diretor de planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Boppré, e do secretário nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, além de representantes dos movimentos sociais. A solenidade ocorreu no Teatro do Centro Multiuso de São José, em São José.

Com base no tema “Quem muda a Cidade somos nós – Reforma Urbana Já”, o evento trata de assuntos como ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso a moradia e mobilidade urbana. O secretário regional da Grande Florianópolis, Clonny Capistrano, destacou: “Precisamos buscar através do plano diretor um desenvolvimento sustentável para que a gente possa pensar a cidade não só no curto prazo, mas no médio e longo prazo, para atender o principal que são as pessoas”.

O diretor de planejamento da Secretaria de Estado do Planejamento, Norton Boppré, retomou a finalidade dos 36 planos de desenvolvimento regional de Santa Catarina para se pensar o futuro das pessoas. “É importante que a sociedade, as cidades possam participar mais efetivamente das decisões, revendo os planos e convergindo os mesmos com os planos diretores dos municípios”, afirmou Boppré. Ele ainda ressaltou os investimentos feitos pelo Governo do Estado por meio do Pacto por Santa Catarina: “É o maior pacote de investimentos da história de Santa Catarina com muitas obras em desenvolvimento e outras a começar que vão dar condições de melhor qualidade de vida aos catarinenses”.

A 5ª Conferência Estadual das Cidades reúne até o final do dia, participantes das conferências municipais, realizadas em 251 municípios catarinenses. O objetivo é levar as propostas definidas durante o evento para o encontro nacional no final de novembro, em Brasília. Serão eleitos hoje 58 delegados para representar o Estado na capital federal.

Informações adicionais:
Rosália Dors Pessato
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail:  rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 9186-9740

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support