Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Concurso estadual estimula trabalhos...

Concurso estadual estimula trabalhos de prevenção ao Aedes Aegypti em escolas públicas

Combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya com apoio dos estudantes da rede pública estadual é o objetivo do 1º Concurso Escola Promotora da Saúde, que terá como tema central “Todos contra o Aedes aegypti”. Professores e alunos de escolas estaduais estão aptos a participar com a inscrição de trabalhos de prevenção ao Aedes aegypti, em formato impresso e vídeo, e gestores das escolas poderão apresentar resultados de trabalhos pedagógicos.

Os trabalhos da etapa regional devem ser inscritos até o dia 30 de maio pela secretaria da escola na Gerência Regional de Educação (GERED). Na primeira fase, a comissão julgadora será formada pela GERED e representantes da imprensa local. Os trabalhos escolhidos serão avaliados no âmbito estadual pela Secretaria de Estado da Educação. As regras do concurso e as ações mais importantes desenvolvidas pelas escolas foram abordadas pelas equipes da GERED e Gerência Regional de Saúde, nesta quinta-feira, 9, em reunião realizada na EEB Deputado Nilton Kucker, em Itajaí, na presença da Comissão do meio ambiente e qualidade de vida (COM-VIDA) e NEPRE (Núcleo de Educação e Prevenção). Para a técnica em educação ambiental, Raquel Fabiane Mafra Orsi, o objetivo do concurso é estimular a consciência coletiva quando o assunto é a prevenção. “A intenção é fazer as pessoas se conscientizarem de que ações individuais são primordiais para o bem coletivo. Cada membro da comunidade precisa fazer sua parte.”

 Trabalho integrado

 A integração das áreas de Saúde e Educação é fundamental para propagar as ações de combate às doenças que preocupam Santa Catarina. De acordo com os dados da DIVE (Diretoria da Vigilância Epidemiológica), no período de 1º de janeiro a 11 de fevereiro de 2017 foram notificados 640 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 491 (77%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 149 (23%) casos são considerados suspeitos, e estão em investigação pelos municípios, aguardando resultados laboratoriais. Até o momento, nenhum caso de dengue foi confirmado no estado neste período.

{article Silvia Daleffe – ADR Itajaí – Assinatura}{text}{/article}

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support