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Concluídas as bases de concreto para o suporte de restauração da Ponte Hercílio Luz

Estão concluídas as quatro bases de concreto que servirão de suporte para a estrutura provisória que vai sustentar a Ponte Hercílio Luz durante o processo de restauração do famoso cartão postal de Florianópolis. Nesta quinta-feira, dia 25, foram transportadas as últimas cargas de concreto para finalizar a laje do quarto bloco. O trabalho terminou por volta das 16h. Os caminhões foram transportados por balsas até as bases de suporte, localizadas embaixo da ponte e submersas em uma profundidade de 30 metros. Em agosto, começa a montagem dos equipamentos de elevação que ficarão entre os blocos submersos e a atual estrutura da ponte. Serão montadas duas fileiras paralelas com 27 macacos hidráulicos cada. A estrutura provisória vai sustentar a ponte enquanto as peças danificadas são substituídas e restauradas. Parte dessa estrutura será montada em terra e depois transportada até as bases.

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A obra de recuperação da Ponte Hercílio Luz receberá cerca de R$ 150 milhões em investimentos e faz parte do programa do Pacto por Santa Catarina. A meta do Governo do Estado é de que a ponte seja reaberta para tráfego até o final de 2014. O governador Raimundo Colombo participa de reuniões a cada 15 dias com técnicos do próprio governo, da prefeitura de Florianópolis, da empresa que está executando e da empresa que está fiscalizando a obra. “É com rigor que nós queremos o cumprimento desse prazo. As etapas estão sendo feitas, os equipamentos estão chegando e nós vamos acompanhar. Há condições técnicas operacionais e financeiras para terminarmos estas obras até o final do ano que vem. Essa é uma prioridade nossa, uma prioridade de Santa Catarina”, destaca Colombo.

As obras de restauração da ponte estão divididas em três eixos principais: recuperação de viaduto insular, viaduto continental e vão central. As duas primeiras foram concluídas e o trabalho atual faz parte da estrutura necessária para a restauração do vão central. Quando a base estiver pronta, serão trocadas as barras e as rótulas danificadas. Por fim, a estrutura provisória será removida e, a ponte, liberada para o tráfego de veículos. A proposta é de que transitem pela ponte veículos com até três metros de altura, como carros de passeio e ônibus urbanos.

O presidente do Deinfra, Paulo Meller, afirma que o cronograma está dentro do previsto. “Hoje (dia 25) terminamos a etapa de concretagem dos blocos de fundação. Daqui para frente, começa a nascer a estrutura que vai sustentar o vão central. Em agosto, as pessoas vão começar a enxergar essa estrutura embaixo da ponte, que vai segurar o vão central durante a restauração”, explica. A meta é terminar a montagem desta estrutura provisória até dezembro deste ano.

A Ponte Hercílio Luz foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

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Alexandre Lenzi
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