Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Conceito de seis programas...

Conceito de seis programas de pós-graduação da Udesc sobe em avaliação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do governo federal, divulgou a Avaliação Trienal 2013 do Sistema Nacional de Pós-Graduação nesta terça-feira, 10, com dados do período de 2010 a 2012.

A Udesc teve 21 programas de pós-graduação avaliados, que contam com 30 cursos, e seis deles conseguiram melhorar o conceito.

Em Ciência do Solo e Teatro, que oferecem mestrado e doutorado, o nível passou do 4 para o 5 – os conceitos representam um bom desempenho. As notas, nessa categoria, vão do 1 ao 7.

Outro programa que tem os dois tipos de curso e melhorou o conceito foi o de Ciências do Movimento Humano, que subiu do nível 3 para o 4.

Os demais aumentos de nota da Udesc foram obtidos por programas que oferecem, por enquanto, apenas mestrado: Administração (linha profissional), História (acadêmica) e Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (profissional). Todos saíram do conceito 3 (regular) para o 4 e ficaram próximos do nível máximo dessa categoria, que é o 5.

O número de programas de pós-graduação da Udesc cresceu 40% entre 2010 e 2012, indo de 15 para 21. Essa marca supera a média nacional, de 23%, e o percentual das regiões Centro-Oeste (37%), Nordeste (33%), Sul (25%) e Sudeste (14%) no mesmo período, além de se igualar ao melhor índice, obtido pelo Norte.

Demais notas
Oito programas da universidade estadual mantiveram o conceito da avaliação trienal anterior da Capes, entre 2007 e 2009. Na lista dos que oferecem mestrado e doutorado, estão Produção Vegetal, com 5; Artes Visuais, Ciência Animal e Educação, com 4; e Engenharia Elétrica(linha acadêmica), com 3.

Os três programas que têm apenas mestrado e ficaram no mesmo nível são Engenharia Elétrica(linha profissional), com 4, e Física e Música, ambos com 3.

Seis programas novos da Udesc, que começaram as atividades em 2011 e 2012 com curso de mestrado, receberam 3, que é a nota inicial e é comum nos casos em que não se completou o primeiro triênio ainda.

Essa lista abrange Administração (linha acadêmica), Computação Aplicada, Design,Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica e Fisioterapia.

A única queda ocorreu no programa de Ciência e Engenharia de Materiais, que oferece mestrado e doutorado e foi do conceito 4 para o 3.

Além desses 30 cursos avaliados, a universidade tem o Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação, que iniciou as aulas neste ano, e o Mestrado Profissional em Redes em Artes e o Doutorado em História, que abrirão turmas em 2014.

Mais de 90% dos cursos de pós-graduação da instituição começaram as atividades nos últimos dez anos.

Dados nacionais
Ao todo, a Capes analisou 3.337 programas de pós-graduação no Brasil, que compreendem 5.082 cursos, sendo 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional, entre 30 de setembro e 25 de outubro, quando cerca de 1.200 consultores estiveram em Brasília, distribuídos nas comissões de área de avaliação.

Apenas 1,8% dos programas do País recebeu conceitos 1 e 2, enquanto 68% se concentraram nas notas 3 e 4. Entre os critérios, estão infraestrutura, proposta, análise do corpo docente e discente, produção intelectual e inserção social.

As notas da avaliação, que é feita desde 1976, fundamentam o Conselho Nacional de Educação (CNE) em decisões sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade do seu funcionamento.

Leia mais:
6/12/2013 – Avaliação do MEC coloca Udesc como quarta melhor estadual do Brasil e 18ª no geral

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support