Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Conae terá fase Intermunicipal...

Conae terá fase Intermunicipal em Itajaí na próxima quarta-feira

O Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina realiza na próxima quarta-feira, 10, a etapa Intermunicipal/Regional da Conferência Nacional de Educação (Conae), em Itajaí. O encontro será no Auditório Adelaide Konder- UNIVALI, a partir das 08h, e reunirá profissionais da Educação, membros do Fórum Estadual e lideranças municipais dos nove municípios da SDR Itajaí: Balneário Camboriú, Balneário de Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Uma das palestrantes será a pró-reitora da UNIVALI, Cássia Ferri.

As Conferências Intermunicipais/Regionais seguem o cronograma de discussões em preparação para a Conae 2014, que será realizada em fevereiro, em Brasília. Os 21 encontros agendados envolverão todos os municípios catarinenses e estão distribuídos nas cidades de: Araranguá, Mafra, Concórdia, Blumenau, Formosa do Sul, Canoinhas, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Rio do Sul, Lages, Itapiranga, Xanxerê, Caçador, Laguna, Tubarão, Florianópolis, Chapecó, Tijucas, Joaçaba e Itajaí.

Após a etapa Intermunicipal, o Fórum reunirá as deliberações de todos os encontros realizados, na Conferência Estadual da Educação. O evento estadual será em Florianópolis, entre os dias 7 e 9 de setembro, e o resultado será levado para a etapa Nacional, em fevereiro.

De acordo com a coordenadora do Fórum Estadual e secretária-adjunta, Elza Moretto, Santa Catarina se destaca no âmbito nacional devido ao importante trabalho de mobilização e pela participação nas discussões. “90% dos acessos nas redes sociais da Conae Nacional são feitas por Santa Catarina, assim como 70% das produções e ações desenvolvidas e postadas. As discussões estão boas e com certeza o resultado deste trabalho trará importantes ganhos para a educação catarinense”, explica Elza.

Conforme a coordenadora Regional da II CONAE/2014, Nádia Maria da Silva: “é um momento importante para a discussão e definição para a construção de políticas públicas da Educação do Brasil para uma educação de qualidade para todos”.

Seguindo o tema central da Conae 2014, O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, e para se preparar para o encontro nacional, Santa Catarina já realizou, este ano, 385 Conferências Livres, 275 Conferências Municipais, 7 Intermunicipais/Municipais e o lançamento da Conae Estadual.

Além do tema central, as Conferências seguem os 7 eixos previstos no Documento Referência

I. O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

II. Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

III. Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

IV. Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

V. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

VI. Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

VII. Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

A Conferência Nacional de Educação tem um caráter mobilizador e propositivo, canalizando as aspirações e expectativas da sociedade brasileira, construindo com o Poder Executivo e Legislativo propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação.

Informações adicionais
Luciano Sens
Secretaria de Estado de Des Reg Itajaí
E-mail: luciano@iai.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3398-5950

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support