Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Conae Intermunicipal é tema...

Conae Intermunicipal é tema de reunião técnica do Fórum Estadual de Educação

Com objetivo de orientar, a partir dos documentos oficiais, a organização das Conferências Intermunicipais/Regionais de Educação e planejar a estrutura pedagógica e logística das Conferências, o Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina reuniu na quarta-feira, 26, os gerentes Regionais de Educação, secretários municipais de Educação, membros do Fórum e organizadores dos eventos, em Balneário Camboriú. As Conferências Intermunicipais seguem o cronograma de discussões em preparação para a Conferência Nacional da Educação, que será realizada em fevereiro de 2014, em Brasília.

Santa Catarina realizou este ano 385 Conferências Livres, 275 Conferências Municipais, 7 Intermunicipais/Municipais e o lançamento da Conae Estadual. Na próxima semana, iniciam as Conferências Intermunicipais/Regionais. Serão 21 encontros distribuídos nas cidades de: Araranguá, Mafra, Concórdia, Blumenau, Formosa do Sul, Canoinhas, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Rio do Sul, Lages, Itapiranga, Xanxerê, Caçador, Laguna, Tubarão, Florianópolis, Chapecó, Tijucas, Joaçaba e Itajaí.

Após a etapa Intermunicipal, o Fórum reunirá as deliberações de todos os encontros realizados na Conferência Estadual da Educação. O evento estadual será em Florianópolis entre os dias 7 e 9 de setembro. O resultado da Conae Estadual será levado para a Nacional, em fevereiro. De acordo com a coordenadora do Fórum Estadual e secretária-adjunta, Elza Moretto, Santa Catarina tem-se destacado no âmbito nacional devido ao importante trabalho de mobilização e pela participação nas discussões. “90% dos acessos nas redes sociais da Conae Nacional são feitas por Santa Catarina, assim como 70% das produções e ações desenvolvidas e postadas. As discussões estão boas e com certeza o resultado deste importante trabalho trará importantes ganhos para a educação catarinense”, explica Elza.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, participou da abertura e destacou as últimas notícias sobre educação. “Ontem, 25, foi divulgado o resultado sobre a Prova ABC. Santa Catarina continua em destaque no Brasil, mas ainda estamos aquém do que queremos. A ampliação dos recursos para educação com os royalties do petróleo será muito importante para elevar os níveis educacionais. E, por fim, segundo notícias divulgadas, o Plano Nacional da Educação deve sair da pauta do Congresso Nacional nos próximos dias. São boas notícias, mas para dar o salto na qualidade da educação catarinense precisamos discutir ações e tirar do papel o Plano Estadual da Educação, que também faz parte do Pacto pela Educação. É isso que o Fórum Estadual da Educação está fazendo”, finaliza Deschamps.

Infraestrutura e Logística
O gerente de Projetos e Informática da Fepese, Marcelino Hirofumi Ito, repassou orientações sobre orçamento ou licitação, contratação de empresas, transporte, alimentação e hospedagem. “A Fepese é responsável pelos recursos oriundos do MEC para financiar as 21 etapas Intermunicipais e a etapa Estadual da Conae. Tiramos dúvidas e orientamos sobre os procedimentos para não termos problemas com a prestação de contas”, explica. Os recursos poderão ser usados para despesas como: transporte, alimentação, hospedagem e aluguel de auditório e de som. Os valores estão limitados em R$ 20 mil para conferências de um dia e R$ 30 mil para eventos de dois dias.

Informações adicionais:
Edinéia Rauta
Secretaria de Estado da Educação 
E-mai: imprensa@sed.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-5084 ou 3664-0161

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support