Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Comunidade escolar da SDR...

Comunidade escolar da SDR Quilombo escolherá novos diretores através de planos de gestão

Nos próximos dias a comunidade escolar de todo o Estado elegerá os novos diretores para as escolas da rede de ensino estadual através de votação de um plano de gestão escolar. Na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Quilombo dez planos estão concorrendo para a direção de nove escolas de educação básica e um para o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

 

“Os proponentes, os candidatos a diretores, já inscreveram os planos e agora estão apresentando para os alunos, pais e demais professores que o votarão. É importante ressaltar que não será escolhido uma pessoa, mas sim um plano para ser aplicado. Os proponentes podem defender este plano até dois dias antes da data da eleição”, explica a supervisora de ensino, Olga Casagrande.

As eleições serão realizadas simultaneamente em todas as escolas. Tem direito ao voto todos os alunos do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano), todos os alunos do ensino médio, pais ou responsáveis legais dos alunos com menos de 18 anos (um voto por família), professores e funcionários das escolas da rede pública estadual em efetivo exercício. “Cada voto tem um peso. O voto dos alunos, professores e funcionários valem um ponto. Já o voto dos pais ou representante dois pontos”, frisa, sendo que o plano mais votado deverá ser executado nos próximos quatro anos.

Na regional, foi criada uma comissão regional de gestão, composta pelo gerente de educação e supervisores, que estão orientando e acompanhando o processo. Olga também explica que entre entres os requisitos para o proponente escrever o plano de gestão escolar, obrigatoriamente ele deve ser efetivos do quadro do magistério público estadual e ter no mínimo 200 horas de curso de formação continuada em gestão escolar.

“É de extrema importância a participação da comunidade escolar neste processo democrático, tanto no momento da apresentação do plano, para conhecer quais são os objetivos, as metas e as ações que o proponente está planejando executar na escola, como também na escolha do plano. Ressaltando sempre que estamos votando em um plano e não em uma pessoa, e este plano deverá prever ou permitir o pleno desenvolvimento de uma educação de qualidade”, completa.

{article Thaise Vanessa Guidini – SDR Quilombo – Assinatura}{text}{/article}