Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Comunidade e autoridades se...

Comunidade e autoridades se reúnem para discutir o desenvolvimento regional em Quilombo

Nesta terça-feira, 21, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Quilombo, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), promoveu o Workshop Regional de Desenvolvimento. O encontro serviu para apresentar o programa Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais à comunidade.

Participaram representantes dos órgãos do governo estadual que atuam na região, instituições parceiras do programa, como Sebrae, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), organizações setoriais, entre outras, além de vereadores, prefeitos e lideranças dos municípios de abrangência da Regional de Quilombo – Formosa do Sul, Irati, Santiago do Sul, Jardinópolis, União do Oeste e Quilombo.

O secretário executivo da ADR, Velonir Balen, destacou ser um dia de muito trabalho, pois envolveu a discussão da Agenda Regional de Desenvolvimento. “Quando assumi a secretaria, me deparei com um livro em cima da minha mesa (Perfil Socioeconômico Regional, elaborado pela SPG), com todos os índices da nossa região, e fiquei preocupado. Nossa região tem bons índices, mas muitos deles não acompanham a média catarinense, e esse programa vem para amenizar a desigualdade entre as regiões do estado”, disse.

A regional de Quilombo é uma das 12 que receberão intervenção prioritária do programa e está entre as quatro cujos índices de desenvolvimento estão mais distantes aos dos grandes centros. O Crescendo Juntos será o instrumento para reverter alguns fatores que causam esse abismo, como a baixa geração de emprego e renda e a preocupante evasão domiciliar. “Nós temos que parar de pensar no desenvolvimento dos municípios de forma isolada, precisamos pensar e encarar os problemas como região. O mais importante é que o Governo vem trazer um olhar a mais para os nossos problemas e, a partir das discussões deste evento, vamos analisar e definir o que vamos querer para a nossa região”, acrescentou Balen.

Segundo o secretário adjunto do Planejamento, Fábio Botelho, é preciso olhar para as regiões de maneira peculiar, com um olhar mais dedicado à cada um deles. Também enfatizou que o Crescendo Juntos é um programa com alta prioridade dentro da SPG, mas que depende muito da sociedade se envolver para dar certo. “Minha mensagem é para que vocês abracem este programa. Prefeitos, demais lideranças, assumam este projeto como um caminho para empoderamento da região”, pediu.   

Próximos passos

workshop crescendo juntos em quilombo 20170221 1846138346

Durante o Workshop, em conjunto com os participantes, foi definida uma versão preliminar da Agenda Regional de Desenvolvimento, que concentrará as necessidades da região e posteriormente serão tiradas do papel com apoio dos parceiros. Alguns deles, como os bancos estatais, terão linhas de crédito e parte do orçamento voltadas às ações do programa.

Para executar os projetos que constarão na Agenda, foi constituído um Núcleo Executivo Regional, com divisão paritária entre Governo do Estado e sociedade civil organizada – metade das vagas para cada. Este núcleo será responsável pelo andamento dos projetos apontados na Agenda e pela intermediação com os demais entes, públicos ou privados, interessados no bom andamento do programa.

Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail:  assessoriadecomunicacao@qbo.sdr.sc.gov.br 
Fone: (49) 3346-2426 / 99152-8098 (Tim)
Site: adrs.sc.gov.br/adrquilombo

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support