Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Comunidade de Barranca, no...

Comunidade de Barranca, no Sul do Estado, recebe barco da Defesa Civil

Para auxiliar a comunidade ribeirinha de Barranca, em Araranguá, na ocorrência de inundações e enchentes, a Secretaria de Estado da Defesa Civil, por meio da coordenadoria Regional de Defesa Civil e Secretaria do Desenvolvimento Regional de Araranguá, entregou na tarde desta quinta-feira, 25, um barco para a comunidade.

A entrega foi realizada pelo secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt e pelo coordenador Regional de Defesa Civil nas SDRs Criciuma e Araranguá, Rosinei da Silveira, ao presidente da Associação de Moradores do bairro Barranca e representante do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), Luiz Carlos Pessi. O ato contou com a presença do prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel; do deputado estadual, Manoel Mota; do vice-prefeito, Rodrigo Turatti; do coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Roberto Oliveira; do vereador Luiz Braz Paulino; e demais lideranças além da comunidade.

Segundo Rosinei, o barco com capacidade de 600 quilos deverá ser utilizado para salvar vidas e materiais, de forma imediata, em caso de inundações decorrentes de cheias no Rio Araranguá. A manutenção do barco ficará a cargo da própria comunidade do Bairro. “Outro compromisso assumido pelo secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, com este que é o primeiro Nupdec que está efetivamente em funcionamento na Região Sul, é o de realizar um treinamento para utilização correta do barco nas ações de salvamento, resgate e socorro na ocorrência de inundações”, explica o coordenador.

Para o presidente da Associação, esta doação é o resultado da organização da comunidade. “É uma resposta preventiva para a possível ocorrência de enchentes”, disse Pessi.

Nos próximos dias, a comunidade receberá um motor para auxiliar no deslocamento com o barco, que tem capacidade de transportar além da tripulação, outras 6 pessoas por vez.

{article Leneza Possamai Della – SDR Araranguá}{text}{/article}