Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Compromisso inédito para promover...

Compromisso inédito para promover e ampliar a Educação Integral será firmado em Chapecó nesta sexta-feira

Para oferecer novas possibilidades de educação integral, o Governo do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Chapecó e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), assinam na próxima sexta-feira, 25, um termo de Compromisso com o Instituto Ayrton Senna, para instituir e consolidar a proposta de educação integral nas redes de ensino.

Esta união de objetivos será oficializada durante o evento “Educação Integral para o Século XXI”, que ocorre no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó, das 15h30 às 17h30, com a presença do governador Raimundo Colombo. A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna irá palestrar no evento, que também integra o calendário de festividades do Centenário de Chapecó.

A Educação integral ocorre quando o ensino não está focado somente nas habilidades cognitivas (aprendizado dos conteúdos), mas quando o estudante é estimulado a desenvolver habilidades socioemocionais. No termo de compromisso, os parceiros se comprometem a reunir esforços e competências para viabilizar a educação integral em escolas de Santa Catarina. Os envolvidos buscarão disponibilizar apoio institucional e atuar a partir de uma agenda de trabalho conjunta, que ainda será elaborada.

O termo será assinado pelo presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna; o governador do Estado, Raimundo Colombo; o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps; o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon; e o diretor regional do Senai/SC, Jefferson de Oliveira Gomes.

Segundo a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó (ADR), Astrit Savaris Tozzo, esta iniciativa inédita corresponde a necessidade de promover uma educação de qualidade para todos. “As escolas precisam estar voltadas à educação inovadora, para desenvolver habilidades que promovam a formação do cidadão para o século XXI, isso é Educação Integral”, avalia.

Aplicação

Na região de abrangência ADR Chapecó, a Educação Integral já está sendo aplicada em 10 escolas estaduais por meio do projeto “Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico”. O projeto é desenvolvido de acordo com o conteúdo determinado na escola, o objetivo é estimular as habilidades de criatividade e o pensamento crítico, os estudantes fazem autoavaliação periódica.

O município de Chapecó é pioneiro no desenvolvimento deste projeto, que conta com a consultoria do Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Movimento Santa Catarina pela Educação (FIESC) e da Secretaria Municipal da Educação de Chapecó, sendo, portanto, referência para o Brasil.

Projeto de lei

O termo de compromisso é inspirado no Projeto de Lei Municipal que será sancionado no mesmo evento, em Chapecó. A lei formaliza a política pública de educação integral e prevê a necessidade de que currículos tenham tempos e espaços com estratégias e metodologias pertinentes para que se promova intencionalmente uma formação integral dos estudantes, e também que se ampliem as oportunidades para a continuidade e oferta da iniciativa “Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico”.

Como resultado deste trabalho, e também considerando o Plano Municipal de Educação e o Projeto Político-Pedagógico da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, que define entre seus princípios norteadores os pressupostos para a formação integral dos estudantes, a Câmara de Vereadores da cidade formulou a proposta de política pública da educação integral no município. Com a sanção da lei, o projeto será estendido a todas as escolas municipais.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support