Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Complexo Penitenciário do Estado...

Complexo Penitenciário do Estado em São Pedro de Alcântara recebe reforma em cozinha e casa de revista

O secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, inaugurou na tarde desta sexta-feira, 27, a reforma na Casa da Revista, a revitalização do espaço interno dos visitantes e a reforma da cozinha industrial do Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara.

Foto: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Imagens para download na galeria

Leandro Lima explica que essa estrutura está sendo implantada em todas as unidades prisionais do Estado. “Ela representa aquilo que é necessário para dar dignidade e segurança, tanto para familiares dos presos quanto para servidores, no atendimento das suas tarefas. Isso é uma demonstração do que o Estado tem estabelecido em todas as unidades prisionais”.

Lima conta ainda que há uma política pública voltada a resocialização de presos, valorização dos agentes penitenciários e de todos os operadores do sistema prisional. “Estamos fazendo isso para termos um sistema mais justo, digno e adequado para que o cidadão não volte à sociedade a delinquir”.

A reforma na Cada da Revista inclui revitalização e reestruturação do ambiente, com a instalação de cadeiras e ar condicionado para os visitantes. Foram investidos R$ 159 mil na reforma e mais R$ 20 mil na aquisição dos móveis. No local, circulam de 80 a 130 visitantes por dia.


Foto: Jaqueline Noceti / Secom

“A área de visitação também foi contemplada com um espaço mais arejado, ventiladores e artigos para recreação infantil”, destacou o diretor geral da unidade, Hilberto Antonio Vieira Junior.

Na cozinha industrial da unidade, a reforma ficou por conta da empresa Vida Mais, que venceu a licitação, e fornece quatro refeições por dia para cerca de 1,2 mil detentos. O espaço foi totalmente revitalizado e reequipado com novos utensílios e equipamentos, incluindo os setores de depósito, padaria, açougue e câmara fria.


Foto: Jaqueline Noceti / Secom

Os reeducandos que trabalham no local recebem um salário mínimo, cursos específicos, além de serreduzido um dia de pena para cada três de trabalho.

“A nova estrutura está sendo apresentada de uma forma bem positiva porque agora tanto o preso como os seus familiares serão tratados de acordo como devem ser. Com essa melhoria na casa de revista, e na cozinha do complexo, tudo tende a melhorar”, comentou a juíza Alexandra Lorenzi da Silva.

Acompanharam o ato o diretor do Departamento de Administração Prisional, Edemir Alexandre Camargo Neto; a juíza da Vara de Execuções Penais da Comarca de São José, Alexandra Lorenzi da Silva ; o juiz corregedor geral do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Alexandre Takaschima; o defensor público, Felipe Schmidt da Silva e o representante da OAB-SC, Sergio Murilo Bainha.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC