Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Complexo de Segurança de...

Complexo de Segurança de Balneário Camboriú vai centralizar serviços da Polícia Civil

O secretário regional de Itajaí, Claudir Maciel, encaminhou ofício à Prefeitura de Balneário Camboriú nesta quinta-feira (30), com objetivo de abrir o debate para instalação do Complexo de Segurança Pública, que contará com os serviços da Delegacia Regional, da Delegacia da Comarca, Delegacia da Mulher, Criança, Idoso e Adolescente, da Divisão de Investigações Criminais e Instituto Geral de Perícias em um mesmo local.

O projeto já foi elaborado com base no único terreno de patrimônio do governo do Estado, na Rua Inglaterra, onde funcionava o presídio regional, com área total de 2 mil m². De acordo com o secretário, a edificação é projetada para sete pavimentos, sendo dois deles para estacionamento com capacidade para até 300 veículos, seguindo o Plano Diretor Municipal.

“O governo do Estado coloca-se à disposição para rever o projeto, caso o município demonstre interesse em apresentar um terreno alternativo, em forma de permuta, fora da área central”, diz Maciel. Para a delegada regional, Magali Ignácio, a preocupação está na garantia da verba de R$ 8 milhões para construção. “O recurso está previsto no Pacto pela Segurança Pública e é o maior investimento já feito para dar melhor estrutura ao trabalho da polícia civil no município. A definição do local precisa ser dada o quanto antes”, observa a delegada.

Em Balneário Camboriú, o prédio que serve para a Delegacia Regional e Ciretran é alugado e não oferece as condições ideais para o atendimento ao público. A Delegacia da Mulher, Criança, Idoso e Adolescente fica na Marginal Oeste, já a Delegacia da Comarca foi construída em 1976 e o prédio é pequeno para a demanda atual. A Divisão de Investigações Criminais também está instalada em um imóvel alugado, na Rua Islândia.

“O atendimento ao cidadão será centralizado. Serviços como registro de boletins de ocorrência, habilitação, identidade, alvarás e multas serão prestados em um único local. Isso representa economia em aluguéis e reorganização dos plantões policiais, liberando agentes para o serviço ostensivo e de investigação”, analisa o secretário regional. 

{article Silvia – SDR Itajaí}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support