Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Complexo de Segurança de...

Complexo de Segurança de Balneário Camboriú vai centralizar serviços da Polícia Civil

O secretário regional de Itajaí, Claudir Maciel, encaminhou ofício à Prefeitura de Balneário Camboriú nesta quinta-feira (30), com objetivo de abrir o debate para instalação do Complexo de Segurança Pública, que contará com os serviços da Delegacia Regional, da Delegacia da Comarca, Delegacia da Mulher, Criança, Idoso e Adolescente, da Divisão de Investigações Criminais e Instituto Geral de Perícias em um mesmo local.

O projeto já foi elaborado com base no único terreno de patrimônio do governo do Estado, na Rua Inglaterra, onde funcionava o presídio regional, com área total de 2 mil m². De acordo com o secretário, a edificação é projetada para sete pavimentos, sendo dois deles para estacionamento com capacidade para até 300 veículos, seguindo o Plano Diretor Municipal.

“O governo do Estado coloca-se à disposição para rever o projeto, caso o município demonstre interesse em apresentar um terreno alternativo, em forma de permuta, fora da área central”, diz Maciel. Para a delegada regional, Magali Ignácio, a preocupação está na garantia da verba de R$ 8 milhões para construção. “O recurso está previsto no Pacto pela Segurança Pública e é o maior investimento já feito para dar melhor estrutura ao trabalho da polícia civil no município. A definição do local precisa ser dada o quanto antes”, observa a delegada.

Em Balneário Camboriú, o prédio que serve para a Delegacia Regional e Ciretran é alugado e não oferece as condições ideais para o atendimento ao público. A Delegacia da Mulher, Criança, Idoso e Adolescente fica na Marginal Oeste, já a Delegacia da Comarca foi construída em 1976 e o prédio é pequeno para a demanda atual. A Divisão de Investigações Criminais também está instalada em um imóvel alugado, na Rua Islândia.

“O atendimento ao cidadão será centralizado. Serviços como registro de boletins de ocorrência, habilitação, identidade, alvarás e multas serão prestados em um único local. Isso representa economia em aluguéis e reorganização dos plantões policiais, liberando agentes para o serviço ostensivo e de investigação”, analisa o secretário regional. 

{article Silvia – SDR Itajaí}{text}{/article}