Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Competições escolares da Fesporte...

Competições escolares da Fesporte envolvem mais de 300 mil alunos

As competições escolares da Fesporte vão movimentar em 2013 mais de 300 mil estudantes de escolas públicas e particulares do Estado. São alunos na faixa etária de 12 a 17 anos inscritos para disputar as edições deste ano do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, mais conhecido como Moleque Bom de Bola; os Jogos Escolares de SC (Jesc) 12-14 anos e 15-17 anos; e o Festival Dança Catarina.

Somente o Moleque Bom de Bola e os dois Jesc reúnem 305,6 mil atletas de escolas das redes estadual, municipal, federal ou particular. No segmento escolar, a Fesporte ainda promove o festival Dança Catarina, que envolve estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, mas cujas inscrições estão abertas até 1º de agosto. No ano passado, o evento mobilizou cerca de 19 mil participantes de 1,5 mil unidades de ensino.

Nos Jesc os estudantes disputam as modalidades de atletismo, badminton, basquete, futsal, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Só na faixa etária de 12 a 14 anos, a competição envolverá este ano um total de 149.538 alunos de 1.251 escolas catarinenses – o equivalente a 59,6% das 2.097 escolas existentes no Estado para esta faixa etária. “Estes números correspondem a todas as fases dos Jogos que passa pela etapa municipal, que é o escolar, a microrregional e a regional. São 280 municípios envolvidos”, destaca Ademar Silva, servidor da Fesporte que coordena os Jesc e o Moleque Bom de Bola.

As fases escolar e micro dos Jesc 12-14 anos ocorreram em abril e maio, respectivamente. Agora, as escolas se preparam para disputar entre os dias 19 e 30 de junho as etapas regionais que estão divididas por regiões. A etapa Oeste terá como sede o município de Xanxerê; a Centro-Oeste, Concórdia; a Leste-Norte ocorrerá em Rodeio; e a Sul, Araranguá. O campeão de cada modalidade garante vaga para a etapa estadual, de 24 a 27 de julho, em São Miguel do Oeste. Nesta etapa final deverão participar cerca de 3 mil estudantes.

Para a edição 2013 dos Jesc – 15 a 17 anos foram inscritos 95.983 estudantes de 796 escolas das 1.218 catarinenses que têm ensino para esta faixa etária. Ao todo são 264 municípios representados na competição, que reúne as mesmas modalidades esportivas da faixa etária 12 a 14 anos. Os alunos também já disputaram as etapas escolar e microrregional e no período de 21 a 24 de agosto disputarão as etapas regionais divididas por região.

Em Xaxim haverá a etapa Oeste; em Lages, a Centro-Oeste e em Ituporanga e Tubarão ocorrerão, respectivamente, as etapas Leste-Norte e Sul. O campeão de cada modalidade terá direito a participar da etapa estadual, que ocorrerá de 28 a 31 de agosto em Brusque. No final do ano, os campeões dos Jesc disputam as Olimpíadas Escolares, competição realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que envolve estudantes e escolas de todo o país.

Já 22ª edição do Moleque Bom de Bola recebeu inscrições de 859 escolas 265 municípios. No total são 60.080 meninos e meninas, de 12 a 14 anos, que iniciaram a competição em abril com a etapa escolar e depois a microrregional.

Em agosto e setembro ocorrerão as fases regionais. A etapa Oeste está programada para Itapiranga; a Centro-Oeste para Lages; a Leste-Norte em Mafra; e a Sul em Balneário Arroio do Silva. O município de Canoinhas será palco da etapa estadual de 16 a 20 de outubro e reunirá as escolas vencedoras, nas disputas masculinas e femininas, das etapas regionais.

Ademar Silva entende que os Jogos Escolares de Santa Catarina e o Moleque Bom de Bola estão entre os eventos mais importantes do calendário esportivo da Fesporte. “São competições que revelam os futuros atletas para Joguinhos e Jogos Abertos, além de ser uma competição que faz jus à filosofia do esporte que é também não só produzir campeões, mas formar cidadãos”.

Os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol e o Festival Escolar Dança Catarina são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e das prefeituras.

No segmento escolar, a Fesporte ainda promove o festival Dança Catarina, que envolve estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, mas cujas inscrições estão abertas até 1º de agosto. No ano passado, o evento mobilizou cerca de 19 mil participantes de 1,5 mil unidades de ensino.

Informações adicionais:
Antonio Prado – Fesporte
(48) 3665-6126
(48) 9696-3045

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support