Comitiva japonesa vai a campo conhecer projetos da Casan
Visitas à área central de Florianópolis e aos bairros Rio Tavares, Lagoa da Conceição, João Paulo e Ingleses fizeram parte da agenda de campo da missão técnica da Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) nesta segunda e terça-feira, 16 e 17.
Em cada um dos locais, engenheiros da Casan e do Consórcio Catarinasan, que gerencia os projetos financiados com recursos da Jica, repassaram à comitiva japonesa informações sobre readequações no Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina.
Durante a visita, que prossegue até sexta-feira (20), a Casan apresenta ao órgão financiador as alterações que considera necessárias no programa que vai receber financiamento de R$ 400 milhões.
“Estamos mostrando aos representantes da Jica o que eles nos ajudarão a preservar”, destaca Alexandre Trevisan, um dos engenheiros da Casan que acompanhou as saídas de campo.
Mais tratamento de esgoto
Na beira do mar de Ingleses, próximo ao local onde desagua o Rio Capivari, Trevisan ressaltou à comitiva japonesa a importância da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) prevista no novo escopo do Programa, assim como os benefícios que serão obtidos com a ampliação da rede de esgotamento sanitário parcialmente implantada no balneário do Norte da Ilha.
A ETE dos Ingleses é uma das três novas estações de tratamento previstas na readequação do Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina e que está sendo apresentada à Jica. O novo planejamento prevê também ETEs no Sul da Ilha (Rio Tavares) e no bairro João Paulo, onde uma estação de pequeno porte será ampliada para atender esse bairro, Monte Verde, Sambaqui, Santo Antônio e Cacupé.
Outras alterações importantes são as ampliações da ETE Insular, localizada na entrada de Florianópolis, e da ETE da Lagoa da Conceição.
“As saídas de campo são importantes para que os representantes da JICA entendam a importância de cada uma das alterações que estamos propondo”, explica o gerente de Construção da Casan, Fábio Krieger.
Nesta quarta-feira Casan e Jica prosseguem a avaliação da readequação do Programa em reuniões internas. Além de Florianópolis, o Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina prevê a implantação de Sistemas de Esgotamento Sanitário em Piçarras e Balneário Barra do Sul, assim como ampliação em Bombinhas.
“Os recursos obtidos junto à Jica são estratégicos para que a Casan cumpra sua meta de elevar a cobertura de esgotamento sanitário em Santa Catarina de 18% para 45%”, complementa Fábio Krieger.
Mais informações para a imprensa
Arley Reis /areis@casan.com.br
Gerência de Comunicação Social da Casan
(48) 3221-5036
Ricardo Stefanelli /rstefanelli@casan.com.br
Assessor de Imprensa da Presidência da Casan
(48) 3221-5034 / (48) 9136-9345