Comitiva do Ministério da Justiça define programação da Primeira Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro
Uma comitiva do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, esteve em Santa Catarina nessa sexta-feira, 31, para definir a programação da Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro que será realizada de 15 à 17 de setembro no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis com representantes dos 27 estados da federação. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e participaram integrantes da comissão de organização.
Foto: Denise Lacerda / SJC
>>> Imagem para download na galeria
De acordo com a diretora de Políticas Penitenciárias do Depen, Valdirene DaufemBack, Santa Catarina foi escolhida pelo Ministério da Justiça para sediar o evento por ser referência no Brasil em número de presos que trabalham – mais de 57% exercem uma atividade laboral. “Além da expressividade no percentual de apenados que trabalham, Santa Catarina tem inovado nas políticas laborais penitenciárias”, ressalta a diretora do Depen. Somos referência nacional e estamos servindo de modelo, isto é orgulho para Santa Catarina”, complementou a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca.
A Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro contará com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com a presença de debatedores internacionais. O Depen também aproveitará a importância do evento para lançar estratégias de uma política nacional de trabalho no sistema penitenciário brasileiro.
A Mostra, que inclui atividades laborais executadas nas unidades prisionais, feira com exposição de produtos fabricados por reeducandos e seminários sobre a ressocialização por meio da reabilitação socioeconômica, será realizado pela Secretaria da Justiça e pelo Deap em parceria com o Depen.
Produtos catarinenses
Uma Mostra Laboral do Sistema Prisional Catarinense já aconteceu em março do ano passado no CIC, em Florianópolis, e foi inédita no sistema penitenciário de Santa Catarina. Pela primeira vez o público conheceu os produtos fabricados por apenados catarinenses resultado da parceria com empresas e organizações que oferecem oportunidade de trabalho e renda no sistema prisional do estado.
Móveis, estofados, camas, roupas, eletrodomésticos, ventiladores, grill para cozinhas, bicicletas, chuveiros, cortinas, flores, janelas de alumínio, tapetes artesanais, lajotas, lâmpadas, tintas, motores e telefones que estão presentes no dia a dia dos catarinenses fizeram parte da exposição organizada pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e pelo Departamento Estadual de Administração Prisional.
Também participaram o coordenador de Apoio ao Trabalho e Renda do Depen, Leonidas de Azevedo Souza, a coordenadora de Reintegração Social e Ensino, Mara Fregapani Barreto, o secretário adjunto da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima, o diretor do Deap, Edemir Alexandre Camargo Neto, o assessor do Deap, David Santana, o diretor da Penitenciária de Florianópolis, Gabriel Airton da Silveira, a gerente do Presídio Regional de Itajaí, Danielle Silva, o diretor da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), Marcelo Coelho e o assessor da Penitenciária de Florianópolis, Bruno Gabriel.
Integram ainda a comissão da Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro o gerente laboral do Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, João Batista Martins Saturnino, a gerente de Educação, Saúde e Apoio Psquiátrico, Juliana Coelho Campos, e o gerente do Presídio Regional de Itajaí, Rafael Fachini.
Serviço:
Primeira Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro
Quando: 15 a 17 de setembro de 2015
Local: CIC (Centro Integrado de Cultura), Florianópolis
Horário: 8h às 18h
Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br