Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Comitiva do Extremo Sul...

Comitiva do Extremo Sul reúne-se com diretoria da Celesc para audiência sobre investimentos na região

Nesta quinta-feira, 22, diretores da Celesc receberam comitiva formada por mais de 40 representantes de entidades empresariais e autoridades políticas do Extremo Sul do Estado, interessadas em obras de ampliação do sistema que atende a região.

Divulgação Celesc

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, apresentou as principais obras realizadas e previstas, como a ampliação e melhoria nas subestações Siderópolis e Urussanga, e a construção de duas novas linhas de transmissão: a primeira conectando a subestação Turvo à subestação de Forquilhinha e a segunda ligando a subestação Turvo à subestação Ermo, que ampliam de forma efetiva a disponibilidade de energia e a confiabilidade do sistema. Além dessas, o presidente também anunciou obras que serão realizadas no sistema de média tensão. “Em setembro, entrará em operação novo alimentador para a região de Sombrio. Araranguá também receberá um novo alimentador, que atenderá empresas localizadas na margem direita da BR 101”, afirmou Siewert.

A Celesc também vai lançar edital para concluir a construção de novo alimentador para o município de Balneário Arroio da Silva. A obra foi dividida em duas etapas: na primeira (até trevo Arroio da Silva) já foram realizadas as trocas de postes e está sendo iniciado o lançamento dos cabos cobertos/rede compacta. Em Jacinto Machado, a Empresa possui alimentador que atende a Cooperativa da região. Em junho de 2013, realizou manutenção neste alimentador para melhorar a qualidade de energia (troca de 91 cruzetas, melhoria do isolamento, retensionamento de condutores e prumagem de postes). Maracajá também recebeu, em outubro de 2012, novo alimentador. Desde 2011, os investimentos realizados pela Empresa na região somam mais de R$ 13,5 milhões.

Integravam a comitiva, diversos representantes de cooperativas de eletrificação rural que respondem pelo atendimento de vários municípios na região. As cooperativas apresentaram alguns pleitos de ampliação do sistema de abastecimento, que a Celesc entende serem de responsabilidade das próprias empresas solicitantes e que serão encaminhados junto ao Governo do Estado. “Há regras claras no relacionamento entre concessionária e cooperativas, que apontam para o conceito de investimento prudente, que definem a participação financeira de cada agente no processo”, assinalou o presidente.

{article Ana Carolina Dall’Agnol – Celesc}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support