Comitiva do Ceará visita penitenciárias em Santa Catarina para conhecer política laboral
Uma comitiva do Estado do Ceará está em Santa Catarina para conhecer a política laboral adotada no sistema penitenciário catarinense e levar o modelo para ser implantado no sistema prisional do Ceará. Na quinta-feira, 8, o grupo visitou os projetos industriais instalados no Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara, e a Unidade Prisional de Brusque, no Vale do Itajaí.
“É um orgulho receber uma comitiva que irá fomentar a atividade laboral no Ceará a partir do modelo catarinense”, disse a secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC/SC), Ada Faraco De Luca, ao receber o grupo acompanhada do secretário adjunto, Leandro Lima.
O modelo penitenciário catarinense é considerado modelo pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O investimento em programas como a ressocialização pelo trabalho e pelo estudo resultam em mais de 31% dos apenados trabalhando e 18% estudando, um número muito superior à média nacional. Todas as novas unidades penitenciárias já são projetadas priorizando o espaço da vivência, do trabalho e da educação.
“Com nossos programas de ressocialização temos alcançado excelentes resultados que colocam Santa Catarina no topo do ranking nacional”, ressaltou a secretária Ada Faraco De Luca. “Temos nos dedicado muito para conferir ao sistema prisional catarinense uma nova imagem e a visita desta comitiva é mais um reconhecimento do nosso trabalho”, complementou a secretária.
Integram o grupo o secretário executivo da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus/CE), Pedro Alves de Brito; e os empresários Marcelo Prado; Patrícia Helena Barbelli; Daniela de Fiori; Darline Oliveira Sales; e Juarez José Ferraz de Campos.
Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br