Comitiva discute o projeto do Centro de Inovação de Criciúma
Nesta quinta-feira, 7, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, esteve em Criciúma para participar da reunião que discutiu os entraves para iniciar a instalação do Centro de Inovação no município. O encontro foi realizado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), João Fabris; do reitor da Unesc, Gildo Volpato; do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel, de uma comitiva de parlamentares e representantes do setor de tecnologia da região.
Foto: Divulgação / SDS
>>> Imagem para download na galeria
“Nós viemos nos colocar à disposição para viabilizar o projeto e conhecer de perto os problemas. Esta será uma importante obra para a região e estamos tratando das últimas barreiras burocráticas para que seja iniciada o mais breve possível”, declarou o secretário Chiodini. O Centro de Inovação de Criciúma é um dos 13 que estão sendo construídos no Estado, com objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo, respeitando a vocação econômica de cada região.
Segundo o reitor da universidade, a presença desta comitiva, acompanhada do secretário Chiodini, demonstra a preocupação do poder público em solucionar o problema e dar celeridade a obra. “Nosso entrave é com relação à burocracia da doação do terreno. Vamos fazer as últimas análises e marcar uma reunião com o Ministério Público para podermos vencer esta barreira e começar a construção do Centro de Inovação”, relata Volpato.
Após a reunião, a comitiva foi conhecer o terreno que será destinado para a construção do Centro de Inovação. O local fica dentro do Iparq da Unesc e já engloba incubadoras de pesquisa. O projeto dos Centros de Inovação é realizado em parceria com prefeituras e instituições de ensino. O valor da obra na região foi orçado, inicialmente, em R$ 7,6 milhões para o prédio de 3,8 mil metros quadrados. Os Centros de Inovação são as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), modelo no qual é possível criar a documentação e as informações digitais coordenadas do empreendimento, acelerando a finalização de modo seguro, mais econômico e com impacto ambiental reduzido.
Os edifícios estão sendo construídos em Lages, Chapecó, Joaçaba, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Tubarão. Além destas cidades, receberão o projeto Florianópolis, Blumenau, Joinville, Brusque, Rio do Sul e Itajaí.
Leia também:
>>> Araranguá pode entrar no roteiro da Inovação Tecnológica
Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Lima
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Fone: (48) 9155-2727
Michelle Nunes
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Fone: (48) 9929-4998