Comitiva de servidores catarinenses busca inovação para serviços em Brasília

Foto: Ana Paula Miranda/ Secretaria de Articulação Nacional
Uma comitiva de servidores catarinenses, formada pelo secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, pelo vice-presidente do Ciasc, Luis Haroldo de Mattos e pela diretora do Detran, Sandra Mara Pereira, cumpre agenda em Brasília para buscar aprimoramento tecnológico a alguns serviços prestados pelo Estado aos cidadãos. O diretor de Tecnologia e Inovação da secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva, também participa dos trabalhos.
Na sede do Departamento Nacional de Trânsito, o grupo busca alternativas para a evolução do programa Detran Digital, facilitando o acesso do cidadão aos serviços de carteira nacional de habilitação e documentação veicular. A ideia é criar suporte legal e tecnológico para que o cidadão possa optar pela impressão ou não dos documentos de porte obrigatório. “Ainda é muito embrionário para darmos um prazo para essa alternativa. Mas, a exemplo de alguns estados, estamos tentando viabilizar aos catarinenses a possibilidade de optarem pelo deslocamento até a sede das Ciretrans para impressão dos documentos, ou recebê-los apenas na forma digital, gerando economicidade e agilidade na obtenção desse serviço”, disse o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.
A agenda também contempla troca de experiências na célula de inovação da Escola Nacional de Administração Pública- Gnova, do Governo Federal. Com a possibilidade de futuramente implantar um laboratório de inovação no âmbito do Executivo catarinense para impulsionamento de atalhos tecnológicos que favoreçam a agilidade de processos e serviços prestados pelo Estado, o grupo conheceu algumas alternativas que ja estão sendo adotadas no âmbito federal.
Outro serviço que pretende ser aprimorado em Santa Catarina é a confecção da Cédula de Identificação Individual. Atualmente, o Ministério da Economia em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral busca uma identificação única para os brasileiros, reunindo as informações de domicílio eleitoral e de registro geral. A ideia é evitar a emissão de muitos documentos, quando seria possível concentrar as informações numa cédula única e totalmente digital. A comitiva catarinense conheceu o projeto para buscar uma parceria na esfera federal que contemple o novo modelo em Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração
Krislei Oechsler – Jornalista (48) 9105-4085