Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Relações Internacionais
  4. /
  5. Comitiva catarinense viaja para...

Comitiva catarinense viaja para a China neste sábado

O secretário de Articulação Internacional (SAI), Juliano Froehner, e o secretário adjunto do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE), Guilherme Dallacosta, viajarão para a China no próximo sábado, dia 2. Representando o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, os secretários de Estado participarão de fóruns de desenvolvimento de energia de baixo carbono e de segurança energética. Também terão encontro com autoridades da Província de Shanxi – o que inclui o governador da Província, Jin Xiangjun – e visitarão a estação de energia Shanxi International Energy Group Ruiguang Thermal Power. Além disso, abordarão assuntos sobre alinhamento de parcerias futuras com o Estado de Santa Catarina.

“Por orientação do governador Jorginho Mello, um dos objetivos dessa missão é o de identificar possibilidades viáveis de subprodutos de baixo carbono a partir do carvão ou de seus rejeitos para obtenção de energia, fertilizantes, gaseificação ou outros produtos sólidos. Então partiremos para debate de viabilidade e de rotas tecnológicas com parceiros como FIESC, FAPESC, Associação Brasileira de Carvão Mineral e SATC – Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão. Outro objetivo é o de reaproximar Santa Catarina com a Província de Shanxi, com a qual o Estado tem um acordo de cooperação desde 2015 e que agora poderá ser retomado. Também conversaremos sobre exportações, importações e sobre investimentos”, informa o secretário Froehner.

Em Taiyuan, os representantes do governo catarinense participarão do Fórum de Desenvolvimento de Energia de Baixo Carbono (TELC), evento voltado para priorizar a redução das emissões de dióxido de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060. O Fórum acontecerá de 2 a 10 de setembro e contará com a participação de autoridades públicas, economistas e líderes empresariais.

“Para Santa Catarina, a visita à China é uma oportunidade muito estratégica, no momento em que o Estado adota uma posição de priorizar um modelo de desenvolvimento baseado em uma economia de baixo carbono, priorizando modelos de produção de energia limpa e com destaque para uma transição verde. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde possui papel fundamental na implementação de políticas públicas que buscam o desenvolvimento sustentável com atenção especial para a questão climática”, reforça Guilherme Dallacosta.

Também estarão no Fórum de Segurança Energética e Desenvolvimento de Alta Qualidade da Indústria do Carvão e na Conferência de Imprensa de Shanxi sobre Conquistas e Casos de Revolução Energética.

Relação Santa Catarina-China

Principais produtos importados por Santa Catarina (jan-jul 2023): Semicondutores (7,04%); Revestimento de ferros laminados planos (5,25%); Transformadores elétricos (3,67%).

Principais produtos exportados por Santa Catarina (jan-jul 2023): Soja (37,63%); Carne Suína (32,29%); Carnes de Aves (17,20%); Miudezas comestíveis (3,53%). Fonte: Observatório Fiesc

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAI

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Internacional

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support