Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Comitiva argentina visita Centro Integrado...

Comitiva argentina visita Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres 

Conhecer a estrutura de proteção e defesa civil de Santa Catarina foi o objetivo do ministro da Ecologia e Recursos Naturais Renováveis de Misiones, Argentina, Juan Manuel Díaz. A visita ocorreu nesta quinta-feira, 2, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis. O ministro foi recebido pelo secretário de Estado da Defesa Civil, coronel João Batista, que fez uma apresentação das atividades da instituição.

Segundo Díaz, o acordo de cooperação entre os dois Estados foi firmado entre o governador catarinense, Eduardo Pinho Moreira, e o de Missiones, Hugo Passalacqua. A visita busca dar continuidade ao trabalho conjunto entre os dois governos e estreitar os vínculos e ações de políticas públicas. Outro assunto de interesse da comitiva argentina foi o sistema de alertas para a população utilizado em Santa Catarina.

Atualmente está disponível para os catarinenses o sistema de alertas através de SMS. O serviço é gratuito e está disponível em todo o território catarinense. Para receber os alertas basta enviar, através de mensagem SMS para o número 40199, o CEP do local que gostaria de receber as informações. É possível cadastrar mais de um endereço.

“Hoje eu tive o imenso prazer de conhecer um dos melhores centros de atenção e prevenção de riscos do mundo!”, destacou o ministro. De acordo com Diáz, impressiona muito a visão de um centro de comando que possibilita a chegada de informações e decisões mais ágeis que resultam em uma resposta mais adequada para a população.

Já o secretário de Estado da Defesa Civil declarou que a integração entres os dois Estados é de fundamental importância. “Hoje temos uma estrutura referência, mas isso é resultado de muito trabalho e dedicação. Santa Catarina é o Estado brasileiro que apresenta a maior variação climática do país. Assim, devemos estar preparados”, disse João Batista. Ele finalizou explicando que a estrutura busca integrar as atividades de todos os setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres. “Nosso principal objetivo é reduzir os impactos enfrentados pela população em situações adversas”, completou.

Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil – DC
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889 
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br
Site: www.defesacivil.sc.gov.br