Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Comitê do Programa Acorde...

Comitê do Programa Acorde Plantas Nativas retoma atividades

O Comitê Executivo Estadual do Projeto Acorde Plantas Nativas reuniu-se nessa semana na Secretaria de Estado do Planejamento – SPG. Os principais assuntos discutidos foram a distribuição de 130 mil mudas de espécies nativas e a realização de treinamento de apenados em regime semiaberto das penitenciárias agrícolas de Chapecó, Curitibanos e Palhoça por meio do Projeto SEMEAR Plantas Nativas. A ação que visa à formação de “viveiristas” de espécies nativas conta com a coordenação técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), parceiro do projeto.

Mangue em Florianópolis, ecossistema da Mata Atlântica. Foto: Antônio Carlos Mafalda/Secom

Até julho, o grupo pretende definir a distribuição das mudas de espécies nativas viabilizadas por meio de termo de cooperação entre o Comitê Executivo Estadual e a empresa Tractebel – Energia. Murilo Flores, secretário estadual do Planejamento, destacou a importância do Acorde Plantas Nativas estar vinculado a uma política pública, bem como do objetivo da Secretaria de Planejamento em “fortalecer a imagem de Santa Catarina associada à natureza também como estratégia de desenvolvimento do Estado”.

Outro tema tratado na reunião foi a importância da educação ambiental ao se estimular a participação de alunos das escolas públicas no cultivo e na valorização de plantas nativas premiando-se as melhores performances de escolas, professores e alunos, conforme ação já desenvolvida pela Epagri. Norton Boppré, Diretor de Planejamento da SPG, destacou a necessidade de se angariar recursos financeiros à continuidade e viabilização de novos projetos. “O próximo passo é submeter projetos elaborados no âmbito do Comitê Executivo Estadual ao Fundo Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Fepema)”, sinalizou Boppré.

O Projeto “Ação conjunta de Revitalização e Desenvolvimento de Plantas Nativas – Acorde Plantas Nativas” foi criado em 2009 com o intuito de estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltadas à reintrodução de plantas nativas do Estado em diferentes ambientes urbanos e rurais. Para isso, busca constituir parcerias com outros níveis de governo, universidades e institutos de pesquisa, bem como com a sociedade civil organizada. O projeto também objetiva resgatar a memória de cientistas que se destacaram no estudo e na pesquisa da biodiversidade catarinense, promover a divulgação de estudos e pesquisas desenvolvidos por professores e pesquisadores catarinenses sobre o tema e desenvolver programas de educação ambiental focados na valorização de plantas nativas do Estado.

O Comitê Executivo Estadual é formado por representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria de Estado da Educação, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc), Polícia Ambiental, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

comite plantas nativas 20130621 1494479142
Reunião Comitê na Secretaria de Planejamento, em Florianópolis. Foto: Rosália Dors Pessato

Informações adicionais
Rosália Dors Pessato 
Assessora de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento 
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support