Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Comitê de segurança discute...

Comitê de segurança discute demandas da região de Joinville

comite seguranca 0206 20150602 1498510439

O comitê de segurança pública da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville é o ambiente para se discutir e fazer encaminhamentos das demandas do setor. Nesta terça, 2, a instalação de escâneres corporais no Presídio Regional e na Penitenciária Industrial de Joinville foram discutidos durante reunião com os integrantes. Até o dia 20 de junho será feita a instalação de um aparelho em cada unidade.

Para o juiz João Marcos Buch, da Vara de Execuções Penais, o ideal seria a compra dos aparelhos. Ao todo serão instalados 12 equipamentos em unidades prisionais de todo o Estado, locados por meio de licitação. “O escâner permite maior segurança e eficiência porque realmente aponta qualquer metal que a pessoa esteja carregando no seu corpo”, disse o juiz.

Durante a reunião foi feita breve explanação da segunda etapa de obras no Presídio Regional, com as melhorias da entrada, sala de recepção e parlatório a serem executadas pela SDR. “A primeira etapa da reforma nós já concluímos”, disse a secretária Simone Schramm. Não há nenhuma definição quanto ao bloqueador de celular porque os recursos do Fundo Penitenciário do Estado de Santa Catarina (Fupesc) ainda não foram descentralizados.

comite seguranca 0206 20150602 1537140868Outro assunto abordado é uma agenda de membros do comitê com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), dia 9, às 10h30. “Vamos levar a demanda relativa ao transporte de cargas perigosas na Serra Dona Francisca e outros assuntos da região”, disse o delegado regional de Polícia Civil, Dirceu Silveira Junior. Um projeto de lei tramita na casa para proibir o transporte.

O Conselho Carcerário de Joinville também fez uma apresentação de como funciona o trabalho da entidade. Foi instituído em 1997 para atender aos direitos humanos de apenados. “Temos a função de incluir as políticas públicas voltadas à execução da pena”, explicou o presidente Nasser Ahaidar Barbosa. O grupo também faz mensalmente vistoria nas unidades prisionais para verificar se não há maus tratos aos apenados casos de abandono ou tortura.

A falta de sinal de celular em pontos cegos na Serra Dona Francisca, SC 418, também foi discutido. Todas as operadoras de celular foram contatadas, no entanto, ainda não houve retorno. O comitê temático de segurança reúne membros do Governo do Estado, Polícias Civil e Militar, Judiciário, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Penitenciária, Presídio, Prefeituras, Acij, Acomac, CDL e Ajorpeme, entre outros.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail:  anakeller@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / (47) 9240-8064
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjoinville