Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Comitê de Integração Tecnológica...

Comitê de Integração Tecnológica vinculado à Secretaria da Segurança Pública é instalado em Santa Catarina

Foto: Divulgação / SSP

Criado com a finalidade de integração e trabalhos conjuntos, o Comitê de Integração Tecnológica (Cintec) vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) foi instalado nesta quarta-feira, 13.

O ato ocorreu em reunião com as instituições que farão parte do Comitê: a SSP, as Forças de Segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica -, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A (Ciasc) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

A ideia surgiu com a preocupação com a cibersegurança dos órgãos do Estado. Por isso, a SSP e as forças de Segurança atuarão de forma integrada com o Ciasc e a SCTI em processos relacionados à área de tecnologia e inovação, por exemplo, em compras de ferramentas neste campo.

“Vamos ter ganhos consideráveis. Integração tem que acontecer em vários setores, como os setores operacionais entre as forças de Segurança, no dia a dia, no contato e diálogo com a população. E as ferramentas tecnológicas têm que passar também por essa construção”, pensa o secretário de Estado da Segurança Pública Paulo Cezar Ramos de Oliveira.

Segundo o secretário, entre as ações projetadas pelo trabalho em grupo nesta área estão compras de ferramentas de ponta no mercado e evitar, por exemplo, aquisições duplicadas e, com isso, gerar economia ao Estado.

Para o vice-presidente de Tecnologia do Ciasc, Vanio Rodrigues, o ganho é significativo à sociedade. “Estando todos juntos, onde estão os dados sensíveis da população e trabalhando em conjunto as soluções, se ganha eficiência, se gasta menos e teremos soluções mais rápidas aos sistemas”, pontua.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Diogo Quintino, a junção das secretarias e órgãos tende a refletir no usuário final que é o cidadão. “Hoje a área de tecnologia e inovação flutua em todos os segmentos do mercado. Com isso, implementando tecnologia e inovação temos ganho grande ao cidadão, melhoramos processos, segurança e vigilância”, ressalta.

As próximas reuniões do Comitê serão para definições dos nomes do presidente e secretário e dos representantes das instituições. Em seguida, o grupo começará então a realizar as reuniões técnicas.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support