Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Comissão Estadual da Verdade...

Comissão Estadual da Verdade realiza audiência pública em Criciúma

A Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV) coletará depoimentos de presos políticos da região Sul do Estado na próxima segunda-feira, 5 de maio, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Criciúma. O encontro ocorre a partir das 18h e deverá contar com a presença de cidadãos dos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Capivari de Baixo, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Lauro Müller, Nova Veneza, Orleans, Treze de Maio, Tubarão e Urussanga. 

De acordo com a professora Derlei Catarina De Luca, membro da Comissão Estadual da Verdade, a região Sul do Estado registrou perdas significativas como de João Batista Rita, de Criciúma, conhecido como Ritinha. “Ele desapareceu em 1974 e, segundo o agente da repressão Claudio Guerra, foi assassinado e teve o corpo queimado na usina de açúcar da cidade de Campos, no Rio de Janeiro”, conta Derlei. 

Além de João Batista Rita, foram presos e assassinados na época da ditadura: Arno Preis, advogado de Forquilhinha, morto em Paraíso do Norte (Tocantins), e que teve o corpo localizado em 1994 e está enterrado na cidade natal; Divo Fernandes d’Oliveira, marinheiro de Criciúma, desaparecido desde 1964; e o jornalista de Orleans, Rui Pfutzenreuter, morto em São Paulo em 1972. 

Ainda, conforme Derlei, a região de Criciúma ganhou muito destaque durante o regime militar pelo grande número de perseguições a trabalhadores mineiros. “O sindicato dos mineiros era muito combativo”, lembra. Três presidentes do sindicato foram presos em diferentes épocas: Antonio Parente, em 1964; Jorge Feliciano, de 1968 a 1977; e Lourival Espíndola, no ano de 1975. 

Políticos prestarão depoimento

A deputada estadual Ada Lili Faraco de Luca participará da audiência pública em Criciúma. Ela contará detalhes da ocasião em que seu pai, o ex-deputado petebista Addo Vânio Faraco de Luca, foi preso em Criciúma. Além da deputada, o ex-prefeito de Araranguá, Osmar Nunes, preso político em 1964, também confirmou presença na audiência pública.

A Comissão

A Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright (CEV), vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil de Santa Catarina, foi criada em 2013 para examinar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas por motivação exclusivamente política no período de 18 de setembro de 1946 a 5 de outubro de 1988 e auxiliar a Comissão Nacional da Verdade (CNV). A CEV é formada por representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e Coletivo Memória, Verdade e Justiça.

Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Casa Civil de SC
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support