Comissão escolhe projetos de escolas para representar região de Canoinhas em concurso
Foto: Bruno Titon/ADR Canoinhas
Foi realizada na tarde desta terça-feira, 13, no auditório da Gerência Regional de Educação de Canoinhas, a seleção de projetos na modalidade Escola e Estudantes da primeira edição do concurso Escola Promotora de Saúde, com o tema “Todos contra o Aedes aegypti”, lançado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Secretaria de Saúde. Diversas escolas estaduais pertencentes a região da ADR Canoinhas se inscreveram com seus alunos e projetos.
Segundo a Assistente Técnico Pedagógica,Telma Peixer, os projetos visam colaborar na prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, febre de chikungunya e da febre do zika vírus. “Este concurso visa promover dentro e fora das escolas conhecimento mais aprofundado acerca da prevenção e combate ao mosquito, se articulando com a temática da educação ambiental e da saúde”, destaca Telma.
Na etapa regional participaram escolas de cinco municípios, sendo oito escolas participantes: Escolas de Educação Básica (EEB) Irmã Maria Felícitas, EEB Júlia BaleoliZaniolo e EEB Rodolfo Zipperer, de Canoinhas; EEB Estanislau Schumann, de Bela Vista do Toldo; EEB Luiz Davet, de Major Vieira; EEB Antônio Gonzaga, de Porto União; e EEB General Osório e Frei MenandroKamps, de Três Barras.
Durante a tarde foi selecionado apenas um projeto na modalidade Escola e dois projetos da modalidade Estudantes, um em cada categoria, para participar da etapa estadual. Foram escolhidos os melhores trabalhos em cada categoria, conforme critérios específicos do concurso, realizado pela SED.
A comissão julgadora, em âmbito regional foi composta por profissionais especializados, entre eles: representante do Núcleo de Prevenção a Violência na Escola (NEPRE). Gerência Regional de Saúde, Gerência Regional de Educação, professora de Artes, assessor de imprensa da ADR Canoinhas e jornalista. No âmbito estadual, a comissão julgadora será definida pela Secretaria de Estado da Educação.
A partir da escolha da região, na etapa estadual, a comissão fará a seleção de três projetos na modalidade Escola e três projetos de cada categoria na modalidade Estudantes, classificando-os como primeiro, segundo e terceiro colocados.
Os estudantes do Ensino Médio, organizados em grupos, participaram do concurso com a elaboração de produto de Comunicação Social nas categorias: Impresso: com a produção de uma publicação, no formato de revista ou de informativo; e Audiovisual: com a produção de um vídeo, no formato jornalístico ou de entretenimento.
As escolas inscreveram um projeto, contemplando uma experiência educativa já desenvolvida, em desenvolvimento ou a ser desenvolvida, para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti, articulando a temática da educação ambiental e da saúde. O Projeto pode ser desenvolvido no Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) ou no Ensino Médio.
Escolhidos na Regional de Educação de Canoinhas para final, na Etapa Estadual
Estudantes:
Audiovisual: Escola de Educação Básica Júlia BaeloliZaniolo, de Canoinhas
Impresso: Escola de Educação Básica Rodolfo Zipperer, de Canoinhas
Escola
Projeto: Escola de Educação Básica Antônio Gonzaga, de Porto União
Premiação na Etapa Estadual
A divulgação dos premiados, sendo três finalistas, serão conhecidos no dia 04 de julho de 2017, e o resultado será publicado no hotsite do concurso: www.sed.sc.gov.br/educacaoesaude
Os premiados na etapa estadual na Categoria Estudante classificados em primeiro lugar (Audiovisual e Impresso) receberão um equipamento de tablet para cada um dos cinco alunos e para o professor orientador, diploma nominal, placa com o Título de Aluno Promotor de Saúde, além da publicação do material (em forma de iBook) nas redes oficiais do Governo do Estado de Santa Catarina. A Equipe classificada em segundo e terceiro lugar receberão diploma nominal, placa com o Título de Aluno Promotor de Saúde e a publicação do material.
Na Categoria Escola (Projeto) serão premiados os três melhores recebendo como premiação um equipamento de computador completo para cada escola, placa nominal diplomando com o título Escola Promotora de Saúde, e também a publicação dos projetos nas redes oficiais do Governo.
Informações adicionais para a imprensa:
Sérgio Teixeira da Silva
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas
E-mail: comunicacao@cni.adr.sc.gov.br / sdrcanoinhas@spg.sc.gov.br
Fone: (47) 3627-4021 / 98802-2391
Site: sc.gov.br/regionais/canoinhas